ir para o conteúdo

Em fundo branco um círculo azul com a sigla CEaD e em cada lado um gancho em azul, entre os ganchos está escrito em azul Coordenação de Educação a Distância

Converse com a Coordenação de Educação a Distância através de chat (site externo)

Áudio explicativo sobre as Orientações Gerais para Eventos de Capacitação do IBC na Modalidade a Distância e Procedimentos de Inscrição (duração de 7 minutos e 16 segundos - site externo)

Transcrição textual do áudio explicativo das orientações gerais e procedimentos de inscrição - arquivo pdf - 36 kbytes.

 

Das informações sobre os eventos de capacitação

 

1. Os documentos obrigatórios, as ementas e demais informações sobre cada um dos cursos ou oficinas são disponibilizados no site ead.ibc.gov.br .


2. Para obter as informações específicas, acesse o link cursos ou o link oficinas, e o link específico do curso ou oficina pretendido.

 

Da pré-inscrição

 

3. Serão aceitas pré-inscrições dentro do período estabelecido no link específico da turma pretendida ou até o número máximo de duas vezes o número de vagas estipulado para a turma, o que ocorrer primeiro.

4. Caso não seja atingida a quantidade mínima de interessados no evento de capacitação, o período de inscrição poderá ser prorrogado, a critério da CEaD.

5. Caso a quantidade de mínima de candidatos não seja atingida mesmo após prorrogação do prazo, a CEaD poderá optar pela suspensão do evento de capacitação.

6. Antes de realizar sua pré-inscrição, o interessado deve observar se atende aos pré-requisitos necessários para participar do evento de capacitação pretendido e se possui todos os documentos obrigatórios digitalizados individualmente e legíveis em formato pdf.

7. O mesmo candidato pode se inscrever para mais de um evento de capacitação realizados em datas simultâneas.

8. Para realizar a pré-inscrição:
8.1 Acesse o formulário de inscrição disponível na página da turma para a qual pretende se inscrever, o formulário de inscrição é elaborado no Google Formulários e para preenchimento é obrigatório o candidato ter conta Google ou GMail - site externo. Se você criar uma conta nova para o processo de inscrição, anote os dados de usuário e senha e guarde num local seguro.Vídeo explicativo sobre criação de conta Google pode ajudar no processo de criação da conta;
8.2. Preencha o formulário na íntegra e anexe os documentos obrigatórios em formato PDF.

9. Os pré-requisitos, quando houver, deverão estar cumpridos na data de preenchimento do formulário.

10. Não serão consideradas pré-inscrições de candidatos que:

a) Tenham realizado o curso ou oficina desejado nos três anos anteriores ao que estiverem se inscrevendo;

b) Tenham abandonado sem justificativa o curso ou oficina desejado na turma anterior a que estiverem se inscrevendo.

11. A pré-inscrição será desconsiderada nos seguintes casos:
a) Formulário de pré-inscrição com dados incorretos ou incompletos;
b) Documentos obrigatórios errados, ausentes, corrompidos ou ilegíveis.
c) Pedidos de pré-inscrição ou documentos enviados por e-mail, e/ou fora do prazo.

12. O candidato é responsável pela veracidade das informações e pelo envio dos documentos corretos. Não faremos substituição de dados ou de documentos corrompidos ou errados, nem a inclusão de dados ou de documentos ausentes.

13. Não é possível a edição do formulário de inscrição. Caso haja erros ou pendências, o candidato deverá realizar nova inscrição, que ocupará nova ordem de chegada.

 

Das vagas

 

14. O número de vagas oferecido em cada curso ou oficina está estabelecido no link específico de cada turma.

15. Sem prejuízo ao número de vagas oferecido ao público em geral, serão oferecidas dez vagas para os servidores do quadro permanente do Instituto Benjamin Constant. Os servidores deverão anexar, além da documentação listada, cópia do contracheque ou de outro documento oficial de comprovação de vínculo em formato pdf. O preenchimento das vagas para servidores também obedecerá o critério de ordem de chegada dos formulários de inscrição preenchidos na íntegra e com a documentação correta e legível anexada no preenchimento do formulário de inscrição.

16. Sem prejuízo ao número de vagas oferecido ao público em geral, serão oferecidas trinta vagas para turmas fechadas de outras instituições, em regime de parceria institucional. As orientações para essas parcerias podem ser obtidas na página sobre inscrição institucional em cursos e oficinas a distância do Instituto Benjamin Constant

 

Do preenchimento das vagas

 

17. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos formulários de pré-inscrição, com a documentação correta e legível anexada.

18. Em caso de curso ou oficina com prioridade, será considerada a ordem de chegada dos formulários de candidatos que atendem ao requisito de prioridade, seguidos dos demais interessados.

19. Somente no curso de aperfeiçoamento “Introdução a Tecnologias Educacionais Digitais aplicadas a Deficiência Visual”, haverá processo seletivo específico. O desempate do processo seletivo específico será por meio de análise da carta de intenção (site externo) e da ordem de chegada do formulário de inscrição com a documentação correta e legível anexada.

20. Excedido o número de vagas, os candidatos serão alocados em lista de espera, de acordo com os mesmos critérios.

 

Da inscrição

 

21. Finalizado o período de pré-inscrição para a turma, a CEaD disponibilizará em seu site a lista de inscritos para o evento de capacitação na data prevista no link específico da turma.

22. Os candidatos inscritos receberão, no e-mail principal informado no preenchimento do formulário de inscrição, instruções para acesso ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

23. Caso o e-mail principal do candidato seja identificado como inexistente, e não tenha sido informado um e-mail alternativo do candidato no formulário de pré-inscrição, o candidato será eliminado da lista de inscrição e será chamado um candidato da lista de espera.

24. São de responsabilidade do candidato verificar a inclusão de seu nome na lista e entrar em contato com a CEaD, no prazo de 5 dias úteis após a divulgação do resultado, caso haja algum problema.

25. A inclusão na lista de espera não garante a vaga caso haja desistência. A conferência da documentação será feita somente no momento do preenchimento das vagas, e caso haja pendências, o candidato não será chamado.

26. A CEaD poderá, a qualquer tempo, entrar em contato com o interessado por e-mail, sendo responsabilidade do candidato o acesso regular ao e-mail informado no formulário de pré-inscrição. A CEaD sugere ainda que o “lixo eletrônico” (caixa de spam) seja regularmente verificado.

27. Em caso de desistência, a CEaD solicita ao interessado que, no prazo de 10 (dez) dias úteis antes do início do curso ou oficina entre em contato, para que seja possível convocar o próximo candidato da lista de espera.

 

Da certificação

 

28. Serão emitidos certificados de conclusão para os alunos que cumprirem os critérios de avaliação descritos para o evento de capacitação correspondente.

 

29. O certificado será disponibilizado ao concluinte do curso ou oficina exclusivamente pelo Sistema Gerenciador de Certificados Eletrônicos do Instituto Benjamin Constant (site externo) em até 30 (trinta) dias após a data prevista para o término do evento.

Das disposições gerais

 

Importante

30. Os cursos e oficinas fazem parte de uma programação e podem sofrer alterações, inclusive cancelamentos, a critério do IBC.

31. O material didático estará disponível online durante o curso ou oficina, podendo ser baixado pelo cursista. A partir do fim do curso ou oficina, não haverá mais possibilidade do material ser baixado e o mesmo não será enviado por quaisquer outros meios.

32. O conteúdo do material didático dos eventos de capacitação é de responsabilidade dos professores conteudistas, e está protegido pela lei de direitos autorais. É expressamente proibida a distribuição sem os devidos créditos, e a venda em qualquer tipo de suporte impresso ou digital.

Outras informações:

Contatos da CEaD:
Telefone: (0XX21) 3478-4435
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.