ir para o conteúdo

Em fundo branco um círculo azul com a sigla CEaD e em cada lado um gancho em azul, entre os ganchos está escrito em azul Coordenação de Educação a Distância

Converse com a Coordenação de Educação a Distância através de chat (site externo)

Download da Portaria nº 99 de 20 de março de 2024 publicada no Diário Oficial da União nº 56 - Seção 1 de 21 de março de 2024 - arquivo pdf - 156 kbytes

 

A CEaD oferece diferentes cursos de capacitação no formato autoinstrucional também chamado de MOOC (Massive Open On-line Course – Curso On-line Aberto e Massivo). Esses cursos são oferecidos sem mediadores e contam com avaliação automática. O cursista realiza sua autoinscrição, faz as atividades e depois de cumprir todos os requisitos de certificação, emite o certificado, diretamente, no ambiente virtual de aprendizagem.

Já os cursos de capacitação com mediação, os de qualificação profissional e os de aperfeiçoamento contam com um processo de pré-inscrição, pois o número de vagas é limitado.

Confira, a seguir, o processo de inscrição para cada tipo de curso.

 

Para se inscrever em um curso MOOC:

 

1. Verifique o período de oferecimento do curso no site ead.ibc.gov.br


2. Durante esse período, caso não tenha conta no Ambiente Virtual de Aprendizagem da CEaD-IBC (AVA - I.B.C.), crie uma nova conta na página de criação de conta no AVA - I.B.C.;

 

3. Faça login no AVA - I.B.C. e siga os passos de autoinscrição em curso MOOC conforme vídeo de 3 minutos e 51 segundos de duração

 

Para se inscrever em cursos com número limitado de vagas

 

1. Antes de realizar a pré-inscrição, leia atentamente as informações sobre a turma pretendida, observe se atende aos pré-requisitos estabelecidos e prepare um arquivo único no formato pdf com toda a documentação exigida

2. No período de pré-inscrição, acesse o formulário disponível na página da turma para a qual pretende se inscrever;

3. Preencha o formulário na íntegra e anexe em formato pdf os documentos obrigatórios.

a. O formulário será encerrado para recebimento de pedidos de pré-inscrição ao final do período estabelecido ou quando atingir o quantitativo igual ao número de vagas estipulado para a turma + 50%, o que ocorrer primeiro;

b. O mesmo candidato pode se inscrever em mais de um curso simultaneamente.

4. Não serão consideradas pré-inscrições de candidatos que:

a. Tenham realizado o curso pretendido no ano anterior ao que estiverem se inscrevendo;

b. Tenham abandonado sem justificativa o curso pretendido na turma anterior a que estiverem se inscrevendo.

A pré-inscrição será desconsiderada nos seguintes casos:

a. Formulário de pré-inscrição com dados incorretos ou incompletos;

b. Documentos obrigatórios errados, ausentes, corrompidos ou ilegíveis;

c. Pedidos de pré-inscrição ou documentos enviados por e-mail, e/ou fora do prazo.

6. O candidato é responsável pela veracidade das informações e pelo envio dos documentos corretos. Não faremos substituição de dados ou de documentos corrompidos ou errados, nem a inclusão de dados ou de documentos ausentes.

7. Não é possível a edição do formulário de pré-inscrição. Caso haja erros ou pendências, o candidato deverá realizar nova pré-inscrição, que ocupará nova ordem de chegada.

 

Do preenchimento das vagas em cursos com número limitado de vagas

 

8.As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos formulários de pré-inscrição com a documentação correta e legível anexada.

9. Em caso de curso com prioridade, será considerada a ordem de chegada dos formulários de candidatos que atendem ao requisito de prioridade, seguidos dos demais interessados.

10. Excedido o número de vagas, os candidatos serão alocados em lista de espera, de acordo com os mesmos critérios.

11. Caso não seja atingida a quantidade mínima de interessados no evento de capacitação, o período de pré-inscrição poderá ser prorrogado, a critério da CEaD.

12. Caso a quantidade de mínima de candidatos não seja atingida mesmo após prorrogação do prazo, a CEaD poderá optar pela suspensão do evento de capacitação.

 

Da inscrição em cursos com número limitado de vagas

 

13. Finalizado o período de pré-inscrição para a turma, a CEaD disponibilizará na página da turma a lista de inscritos homologados para o curso na data prevista no link específico da turma.

14. Os candidatos inscritos receberão, no e-mail principal informado no preenchimento do formulário de pré-inscrição, instruções para acesso ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

15. Caso o e-mail principal do candidato seja identificado como inexistente, e não tenha sido informado um e-mail alternativo do candidato no formulário de pré-inscrição, o candidato será eliminado da lista de inscritos e será chamado um candidato da lista de espera.

16. São de responsabilidade do candidato verificar a inclusão de seu nome na lista e entrar em contato com a CEaD, no prazo de 5 dias úteis após a divulgação do resultado, caso haja algum problema.

17. A inclusão na lista de espera não garante a vaga caso haja desistência. A conferência da documentação será feita somente no momento do preenchimento das vagas, e caso haja pendências, o candidato não será chamado.

18. A CEaD poderá, a qualquer tempo, entrar em contato com o interessado por e-mail, sendo responsabilidade do candidato o acesso regular ao e-mail informado no formulário de pré-inscrição. A CEaD sugere ainda que o “lixo eletrônico” (caixa de spam) seja regularmente verificado.

19. Em caso de desistência, a CEaD solicita ao interessado que entre em contato no prazo de 10 (dez) dias úteis antes do início do curso para que seja possível convocar o próximo candidato da lista de espera.

 

Da certificação em cursos com número limitado de vagas

 

20. Serão emitidos certificados de conclusão para os alunos que cumprirem os critérios de avaliação descritos para o curso realizado.

 

21. O certificado será disponibilizado ao concluinte do curso exclusivamente pelo Sistema Gerenciador de Certificados Eletrônicos do Instituto Benjamin Constant (site externo) em até 30 (trinta) dias após a data prevista para o término do mesmo. Com exceção dos cursos no formato MOOC, cujo certificado ficará disponível dentro do curso no ambiente virtual de aprendizagem.

 

Das disposições gerais


22. O material didático estará disponível online durante o curso, podendo ser baixado pelo cursista. Encerrado o curso, não haverá mais possibilidade do material ser baixado e o mesmo não será enviado por quaisquer outros meios.

23. O conteúdo do material didático dos cursos é de responsabilidade dos professores conteudistas, e está protegido pela lei de direitos autorais. É expressamente proibida a distribuição sem os devidos créditos, e a venda em qualquer tipo de suporte impresso ou digital.


24. Nos cursos a distância de vagas limitadas, serão disponibilizadas 10 (dez) vagas para servidores do Instituto Benjamin Constant desde que façam a pré-inscrição no mesmo período e da mesma forma que o público externo. Caso não haja 10 (dez) servidores interessados, o quantitativo que não completar as 10 (dez) vagas será preenchido com os alunos da pós-graduação do Instituto Benjamin Constant desde que também façam a pré-inscrição no mesmo período e da mesma forma que o público externo.

Outras informações:

Contatos da CEaD:
Telefone: (21) 3478-4435
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.