ir para o conteúdo

Em fundo branco um círculo azul com a sigla CEaD e em cada lado um gancho em azul, entre os ganchos está escrito em azul Coordenação de Educação a Distância

Converse com a Coordenação de Educação a Distância através de chat (site externo)

Download da lista de inscritos para realização do curso - arquivo pdf - 109 kbytes

 

Áudio explicativo sobre o curso (duração de 3 minutos e 36 segundos - site externo).

Transcrição textual do áudio explicativo do curso - arquivo pdf - 29 kbytes.

 

Público: Professores com Ensino Superior completo (pedagogia ou licenciatura em qualquer disciplina)

 
Ementa: Tecnologias Educacionais; Recursos de acessibilidade do Windows e do Android; Dosvox; Leitores de tela; criação de documentos acessíveis; ferramentas do Word; Navegadores de internet; Recursos para Baixa Visão; Programas complementares; Aplicativos para dispositivos móveis.

 
Objetivo: Apresentar recursos de tecnologia digital que auxiliem as práticas pedagógicas com pessoas com deficiência visual.


Carga horária total: 180 horas (mínimo de dedicação de 10 horas semanais).

 

O curso é gratuito e totalmente na modalidade a distância, ou seja, cursista pode acessar o conteúdo a qualquer momento dentro do período de realização do curso.

 

Pré-requisitos: Ensino superior completo; conhecimentos intermediários de Informática; Windows, Word e Internet; acesso à internet; possuir smartphone e possuir computador ou notebook (diversos programas não funcionam em smartphone).

 

Processo seletivo: Análise de carta de intenção. Critério de desempate: ordem de chegada do formulário de inscrição com a documentação correta e legível anexada.

 

Nº de vagas: 90

 

Período de inscrição: de 21/03/2022 (a partir das 8 horas da manhã (horário de Brasília)) a 25/03/2022 (termina às 11 horas e 59 minutos da noite (horário de Brasília))(Inscrições encerradas).

Data de divulgação dos inscritos para realização do curso:  18/04/2022 (A lista será publicada no topo desta página).

Período do curso: de 03/05/2022 a 17/10/2022.

LEITURA OBRIGATÓRIA: Orientações Gerais para Eventos de Capacitação do IBC na Modalidade a Distância e Procedimentos de Inscrição.

Documentos obrigatórios (Os arquivos deverão ser nomeados da seguinte forma: Primeiro Nome e Sobrenome - Tipo de Documento, por exemplo no documento de identidade o arquivo ficará: Jonas Silva - RG.pdf, adotar o padrão a todos os documentos que serão anexados):

- Documento oficial contendo o número do C.P.F. (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF)

- Diploma de graduação no curso de Pedagogia ou diploma de graduação em curso de Licenciatura (em qualquer área)(Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF) (não será aceito comprovante de matrícula ou qualquer outro documento que não comprove que o candidato concluiu a graduação até a data que enviou seu pedido de inscrição, não serão aceitos títulos de especialização, mestrado ou doutorado)

- Carta de intenção conforme modelo (envio em arquivo em PDF). 

- No caso de inscrição de servidor do Instituto Benjamin Constant, o mesmo deverá anexar, além da documentação listada, cópia do contracheque ou de outro documento oficial de comprovação de vínculo em formato pdf

- Formulário de Inscrição preenchido na íntegra (Link Google Formulários), para preenchimento é obrigatório o candidato ter conta Google ou GMail - site externo


Para certificação: Nota igual ou superior a 5.0 em cada atividade avaliativa + Média total do curso ser igual ou superior a 7.0
.


Professoras conteudistas: Bianca Della Líbera e Vanessa França da Silva.

Professoras mediadoras: Bianca Della Líbera, Maria Luciene de Oliveira Lucas, Thalita Helena Nilander Lima e Vanessa França da Silva.

 

Currículo Lattes:


Bianca Della Líbera (Currículo Lattes)(Site Externo)


Maria Luciene de Oliveira Lucas (Currículo Lattes)(Site Externo)


Thalita Helena Nilander Lima (Currículo Lattes)(Site Externo)


Vanessa França da Silva (Currículo Lattes)(Site Externo)

 


Programa:

  • Conceituação de tecnologias educacionais
  • Leitores de tela e acessibilidade em documentos digitais
  • Recursos de acessibilidade do Windows e recursos para baixa visão
  • Ferramentas Google
  • Aplicativos para dispositivos móveis com sistema Android
  • Introdução ao Dosvox
  • Edivox
  • Ferramentas de acesso à rede pelo Dosvox
  • Jogos no Dosvox

 

Estratégias: leitura de textos, vídeos e episódios de podcast.


Avaliações: atividades em cada módulo, incluindo, mas não se limitando a: fórum, quiz, planejamento de atividades, criação de jogos, vídeos e áudios; trabalho de conclusão.

 

Bibliografia:

BERSCH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva. 2013. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf. Acesso em 14 out 2021.

COUTINHO, C. P. TPACK : em busca de um referencial teórico para a formação de professores em tecnologia educativa. Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância, v. 2, n. 4, p. 1–18, 2011. Disponível em: http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=view&path[]=197&path[]=193. Acesso em 26 nov 2014.

DELLA LÍBERA, BIANCA; JURBERG, CLAUDIA . Teenagers with visual impairment and new media: A world without barriers. British Journal of Visual Impairment, v. 35, n.3, p. 247-256, 2017. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0264619617711732. Acesso em 14 out 2021.

DELLA LÍBERA, B.; SILVA, V. F. . Relato de experiência: o Dosvox no Ensino Fundamental do Instituto Benjamin Constant. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 17, p. 1, 2017. Disponível em: http://educacaopublica.cederj.edu.br/revista/artigos/relato-de-experiencia-o-dosvox-no-ensino-fundamental-do-instituto-benjamin-constant. Acesso em 07 fev 2018

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. What Is Technological Pedagogical Content Knowledge? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n. 1, p. 60–70, 2009. Disponível em: http://www.citejournal.org/articles/v9i1general1.pdf. Acesso em 27 ago 2014.

NASCIMENTO, João Kerginaldo Firmino Do. Informática aplicada à educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/infor_aplic_educ.pdf. Acesso em 14 out 2021.

VALENTE, J. A. (ORG). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999. Disponível em: http://www.fe.unb.br/catedraunescoead/areas/menu/publicacoes/livros-de-interesse-na-area-de-tics-na-educacao/o-computador-na-sociedade-do-conhecimento. Acesso em 15 jan 2014.

 Outras informações:

Contato e Mídias da CEaD:
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Canal no Telegram (site externo)
Perfil no Instagram (site externo)
Canal no Youtube (site externo)
App da CEaD-IBC (site externo)