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Em fundo branco um círculo azul com a sigla CEaD e em cada lado um gancho em azul, entre os ganchos está escrito em azul Coordenação de Educação a Distância

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Download da lista de inscritos para realização do curso - arquivo pdf - 143 kbytes

 

Público: Professores da Educação Básica e licenciandos (ambos licenciatura em qualquer área).

 
Ementa: Concepções sobre Infância, A Importância do Brincar, O Brincar e a Criança com Deficiência Visual; Jogos e Brincadeiras, O Brincar na Natureza

 
Objetivos: Refletir sobre a prática do brincar da criança com deficiência visual e criar estratégias inclusivas.


Carga horária total: 40 horas (mínimo de dedicação de 4 horas semanais).

 

O curso é gratuito e totalmente na modalidade a distância, ou seja, cursista pode acessar o conteúdo a qualquer momento dentro do período de realização do curso.

 

Pré-requisitos: Ensino superior completo ou em andamento em licenciatura em qualquer área.

 

Nº de vagas: 60

 

Período de pré-inscrição: de 26/02/2024 (a partir das 8 horas da manhã (horário de Brasília)) a 01/03/2024 (termina às 11 horas e 59 minutos da noite (horário de Brasília)).

Data de divulgação dos inscritos para realização do curso:  22/03/2024 (A lista será publicada no topo desta página).

Período do curso: de 02/04/2024 a 01/07/2024.

LEITURA OBRIGATÓRIA: Orientações Gerais para Eventos de Capacitação do IBC na Modalidade a Distância e Procedimentos de Inscrição.

Documentos obrigatórios (Os arquivos deverão ser nomeados da seguinte forma: Primeiro Nome e Sobrenome - Tipo de Documento, por exemplo no documento de identidade o arquivo ficará: Jonas Silva - RG.pdf, adotar o padrão a todos os documentos que serão anexados):

- Documento oficial contendo o número do C.P.F. (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF)

- Diploma de graduação em licenciatura em qualquer área (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF)(será aceito comprovante de inscrição em disciplinas (atualizado) no curso de licenciatura)(não será aceito certificado ou diploma de conclusão de curso normal, curso de formação de professores, especialização, mestrado, doutorado etc).

- No caso de inscrição de servidor do Instituto Benjamin Constant, o mesmo deverá anexar, além da documentação listada, cópia do contracheque ou de outro documento oficial de comprovação de vínculo em formato pdf.

- Formulário de Pré-inscrição preenchido na íntegra (Link Google Formulários), para preenchimento é obrigatório o candidato ou candidata ter conta Google ou GMail - site externo

Observação: Esvazie um pouco o espaço de armazenamento do Google Drive da sua Conta Google pois, no momento que você faz sua pré-inscrição, uma cópia dos arquivos anexos vai para o espaço de armazenamento no seu Google Drive.


Para certificação: Nota final igual ou superior a 7
.


Professora conteudista e mediadora: Kelem Fabiana Gubolin Zapparoli.

Professora mediadora: Jaqueline de Oliveira Costa Melo e Juliana Cristina Martins.

 

Currículo Lattes:


Kelem Fabiana Gubolin Zapparoli (Currículo Lattes)(Site Externo)


Jaqueline de Oliveira Costa Melo (Currículo Lattes)(Site Externo)


Juliana Cristina Martins (Currículo Lattes)(Site Externo)

 


Programa: O curso é dividido em 7 (sete) etapas, distribuídas por 13 semanas de atividades, com carga horária total de 40 (quarenta) horas.

  • Etapa 1: Avaliação Diagnóstica
  • Etapa 2: Concepções sobre Infância
  • Etapa 3: A Importância do Brincar
  • Etapa 4: O Brincar e a Criança com Deficiência Visual
  • Etapa 5: Jogos e Brincadeiras
  • Etapa 6: O Brincar na Natureza
  • Etapa 7: Avaliação Final

 

Estratégias: Textos, vídeos e atividades práticas.


Avaliações: Atividades avaliativas ao longo das etapas.

 

Bibliografia:

BATISTA, C. G. Formação de Conceitos em Crianças Cegas: Questões Teóricas e Implicações Educacionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Vol. 21 n. 1, pp. 007-015. Jan-Abr 2005.

RODRIGUES, et al. Estimulação Precoce na Temática da Deficiência Visual. Rio de Janeiro. Instituto Benjamin Constant. 2022.

STAVISKI, G. SURDI A. KUNZ, E. Sem tempo de Ser Criança: A pressa no contexto da educação de crianças e implicações nas aulas de educação física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 1, p. 113-128, jan./mar. 2013

VASCONCELLOS, T. (org). Reflexões sobre infância e Cultura. Niterói. EDUFF. 2008.

VIGOTSKI, L.S. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais. Junho, 2008, pp 23-36.

____________ A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

____________ Fundamentos de defectologia. Tomo V. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1989. 336p. Obras Completas.

Outras informações:

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