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Em fundo branco um círculo azul com a sigla CEaD e em cada lado um gancho em azul, entre os ganchos está escrito em azul Coordenação de Educação a Distância

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Download da lista de inscritos para realização do curso - arquivo pdf - 152 kbytes

 

Público: Professores licenciados em qualquer área e pedagogos, estudantes de licenciatura em qualquer área e estudantes de pedagogia

 

Ementa: Aspectos conceituais da deficiência visual (DV) para fins educacionais, a importância das múltiplas dimensões de acessibilidade para a educação de pessoas com DV, tecnologia assistiva voltadas para a educação da pessoa com DV e recursos educacionais acessíveis voltados para o ensino de ciências e matemática para alunos com DV.

 
Objetivo: Proporcionar aos professores e profissionais de Pedagogia possibilidades de utilização de recursos educacionais acessíveis para o ensino de ciências da natureza e matemática para pessoas com DV.


Carga horária total: 40 horas (mínimo de dedicação de 4 horas semanais - solicitamos que o curso tenha a duração de 10 semanas para que os cursistas tenham mais tempo para desenvolver suas atividades).

 

O curso é gratuito e totalmente na modalidade a distância, ou seja, cursista pode acessar o conteúdo a qualquer momento dentro do período de realização do curso.

 

Pré-requisitos: Ensino superior completo ou em andamento (licenciatura em qualquer área ou bacharelado em pedagogia); conhecimentos básicos de Informática (pacote Office ou afim, instalação de programas etc); acesso à internet.

 

Nº de vagas: 100

 

Período de pré-inscrição: de 19/02/2024 (a partir das 8 horas da manhã (horário de Brasília)) a 23/02/2024 (termina às 11 horas e 59 minutos da noite (horário de Brasília)).

Data de divulgação dos inscritos para realização do curso:  08/03/2024 (A lista será publicada no topo desta página).

Período do curso: de 19/03/2024 a 27/05/2024.

LEITURA OBRIGATÓRIA: Orientações Gerais para Eventos de Capacitação do IBC na Modalidade a Distância e Procedimentos de Inscrição.

Documentos obrigatórios (Os arquivos deverão ser nomeados da seguinte forma: Primeiro Nome e Sobrenome - Tipo de Documento, por exemplo no documento de identidade o arquivo ficará: Jonas Silva - RG.pdf, adotar o padrão a todos os documentos que serão anexados):

Para todos:

- Documento oficial contendo o número do C.P.F. (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF)

Para licenciandos em qualquer área e bacharelandos em pedagogia:

- Comprovante de inscrição em disciplinas (atualizado) no curso de licenciatura em qualquer área ou bacharelado em pedagogia (arquivo PDF)

Para professores licenciados:

- Diploma de graduação em curso de Licenciatura em qualquer área (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF)(não serão aceitos títulos de especialização, mestrado ou doutorado)

Para profissionais de pedagogia sem ser licenciado:

- Diploma de graduação em curso de Bacharelado em Pedagogia (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF)(não serão aceitos títulos de especialização, mestrado ou doutorado)

- No caso de inscrição de servidor do Instituto Benjamin Constant, o mesmo deverá anexar, além da documentação listada (C.P.F. e bacharelado em pedagogia ou licenciatura em qualquer área ou comprovante de inscrição em disciplinas (atualizado) no curso de licenciatura), documento oficial de comprovação de vínculo em formato pdf

- Formulário de pré-inscrição preenchido na íntegra (Link Google Formulários), para preenchimento é obrigatório o candidato ter conta Google ou GMail - site externo

Observação: Esvazie um pouco o espaço de armazenamento do Google Drive da sua Conta Google pois, no momento que você faz sua pré-inscrição, uma cópia dos arquivos anexos vai para o espaço de armazenamento no seu Google Drive.


Para certificação: Nota final maior ou igual a 60 nas atividades e tarefas propostas durante o curso
.


Professores conteudistas coordenadores: Fábio Garcia Bernardo e Naiara Miranda Rust.

Professores mediadores: Fábio Garcia Bernardo, Naiara Miranda Rust e Acácia Tavares Repolho.

 

Currículo Lattes:


Fábio Garcia Bernardo (Currículo Lattes)(Site Externo)


Naiara Miranda Rust (Currículo Lattes)(Site Externo)


Acácia Tavares Repolho (Currículo Lattes)(Site Externo)

 


Programa:


Semanas 1 e 2:

  • A pessoa com DV para fins educacionais
    • Apresentação pessoal, atuação na DV, expectativas
    • Cegueira e Baixa Visão
    • Atributos legais e caracterização da pessoa com DV


Semanas 3 e 4:

  • Barreiras e Acessibilidade
    • Dimensionando Barreiras
    • Dimensionando Acessibilidade
    • Atributos legais de acessibilidade


Semanas 5 e 6:

  • Tecnologia Assistiva (TA) – conceitos e definições


Semanas 7 e 8:

  • Recursos de TA usados por e para pessoas com DV
    • O Sistema Braille para a pessoa cega
    • Uso do computador por pessoas com Baixa Visão
    • Recursos digitais (leitores de tela)
    • Software Braile Fácil e Software Monet


Semanas 9 e 10:

  • Recursos Educacionais Acessíveis de ciências da natureza e matemática
    • Recursos táteis bi- e tridimensionais
    • Gravando um Podcast
    • Acessibilidade nos Recursos Educacionais

 

Estratégias: Leitura de textos, capítulos de livros e artigos, leitura de documentos e recomendações Legais, participação em fóruns de discussão e vídeos do Youtube.


Cronograma proposto para as atividades:

  • Semanas 1 e 2: Fórum de apresentação; Formulário Google com questões sobre os textos
  • Semanas 3 e 4: Fórum de discussão sobre acessibilidade e barreira
  • Semanas 5 e 6: Fórum de discussão sobre tecnologia assistiva
  • Semanas 7 e 8: Tarefa 1 - fazendo uso do Sistema Braille
  • Semanas 9 e 10: Tarefa 2 - elaboração de um plano de aula que contemple um conteúdo de ciências da natureza ou de matemática, escolhido pelo cursista, considerando um cenário de sala de aula com a presença de ao menos um estudante com DV. O plano de aula deve considerar os recursos trabalhados ao longo do curso.


Avaliações:

  • Semanas 1 e 2: 15 pontos
  • Semanas 3 e 4: 15 pontos
  • Semanas 5 e 6: 15 pontos
  • Semanas 7 e 8: 20 pontos
  • Semanas 9 e 10: 35 pontos


Total: 100 pontos

 

Bibliografia:

BERNARDO, F. G.; RUST, N. M. A utilização de materiais grafo-táteis para o ensino de ciências e matemática para alunos com deficiência visual. In: ANAIS DO 8º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2018, Campinas, 2018.

BERNARDO, F. G. Guia resumido de Acessibilidade Digital.

BERSCH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva, 2017.

BRASIL, Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Visual, Brasília, 2007.

BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. 2007.

BRASIL, Decreto n° 5296, 2004.

BRASIL, Lei n° 13146, Lei Brasileira de Inclusão, 2015.

GALVÃO FILHO, T. A. A construção do conceito de Tecnologia Assistiva: alguns novos interrogantes e desafios. In: Revista da FACED - Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, Salvador: Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia – FACED/UFBA, v. 2, n. 1, p. 25-42, jan./jun. 2013.

SASSAKI, R. K. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10-16.

SASSAKI, R.K. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. Revista Nacional de Reabilitação. São Paulo, nº 5., p. 6-9 24 jan./fev. 2002.

Website Diversa.org – Experiências com materiais acessíveis.

Outras informações:

Contato e Mídias da CEaD:
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