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Em fundo branco um círculo azul com a sigla CEaD e em cada lado um gancho em azul, entre os ganchos está escrito em azul Coordenação de Ensino a Distância

Download da lista de inscritos para realização do curso - arquivo pdf - 404 kbytes

 

Áudio explicativo sobre o curso (duração de 3 minutos e 36 segundos - site externo).

Transcrição textual do áudio explicativo do curso - arquivo pdf - 29 kbytes.

 

Público: Professores com Ensino Superior (formados em licenciatura (qualquer disciplina) ou pedagogia) que trabalham no atendimento educacional especializado ou que atendam estudantes com deficiência visual.

 
Ementa: Dosvox: Edivox, Webvox, Googlevox, Voxtube, Jogavox; Leitores de tela; criação de documentos acessíveis; Recursos do Windows; Navegadores de internet: Google Chrome, Mozilla Firefox; Recursos para Baixa Visão; Softwares: Monet; Braille Fácil; Prancha Fácil; Aplicativos para dispositivos móveis; Ferramentas do Google; Ferramentas para docentes: bases de dados acadêmicos; gerenciador de referências; ferramentas do Word.


Carga horária total: 9 módulos de 20 horas, totalizando 180 horas.

 

O curso é totalmente a distância e gratuito.

 

Pré-requisito: Ensino superior completo; conhecimentos básicos de Informática: Windows, Word, Excel e Internet; acesso à internet; conta no Gmail e possuir smartphone.

 

Processo seletivo: Análise de carta de intenção. Critério de desempate: ordem de chegada do formulário de inscrição com a documentação correta e legível anexada.

 

Nº de vagas: 90

 

Período de inscrição: de 03/02/2020 (a partir das 8 horas da manhã) a 14/02/2020 (termina às 11 horas e 59 minutos da noite)(inscrições encerradas).

Data de divulgação dos inscritos para realização do curso:  27/03/2020.

Período do curso: de 14/04/2020 a 28/09/2020.

LEITURA OBRIGATÓRIA: Orientações Gerais para Eventos de Capacitação do IBC na Modalidade a Distância e Procedimentos de Inscrição.

Documentos obrigatórios (Os arquivos deverão ser nomeados da seguinte forma: Primeiro Nome e Sobrenome - Tipo de Documento, por exemplo no documento de identidade o arquivo ficará: Jonas Silva - RG.pdf, adotar o padrão a todos os documentos que serão anexados):

- Documento de identidade (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF)

- Certificado de conclusão de graduação no curso de Pedagogia ou certificado de conclusão de graduação em curso de Licenciatura (em qualquer área)(Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF) (não será aceito comprovante de matrícula ou qualquer outro documento que não comprove que o candidato concluiu a graduação até a data que enviou seu pedido de inscrição)

- Declaração do local de trabalho de que trabalha no Atendimento Educacional Especializado ou atende estudante com deficiência visual conforme modelo (envio em arquivo em PDF). 

- Carta de intenção conforme modelo (envio em arquivo em PDF). 

- Formulário de Inscrição preenchido na íntegra (Link Google Formulários), para preenchimento é obrigatório o candidato ter conta Google ou GMail - site externo


Para certificação: Nota igual ou superior a 5.0 em cada atividade avaliativa + Média total do curso ser igual ou superior a 7.0
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Professoras:Bianca Della Líbera e Vanessa França da Silva.

Tutoras: Bianca Della Líbera, Jorge Fiore de Oliveira Junior e Thalita Helena Nilander Lima.

 

Breve currículo:

Bianca Della Líbera - Professora de Informática Educativa do Instituto Benjamin Constant, formada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com aperfeiçoamento em Mídias na Educação pelo projeto e-ProInfo, mestre e doutora em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz.

 

Jorge Fiore de Oliveira Junior - Servidor Público Federal no cargo de Assistente em Administração do Instituto Benjamin Constant (IBC) desde 2004. Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante do grupo de especialistas em acessibilidade na web do W3C Brasil. Participou na edição do E-MAG 3.0 (Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico Brasileiro). Jurado das edições do ano de 2013, 2014 e 2016 do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web (Todos@Web) organizado pelo W3C Brasil. Integrante do Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade da UNIRIO, possui trabalhos publicados na web na área de acessibilidade e usabilidade web. Integrante da Comissão de Acessibilidade do IBC. Conteudista do curso a distância do IBC em Acessibilidade para Web e Documentos Digitais (2018 e 2019) e Técnicas para Criação de Documentos Digitais Acessíveis (2020 em diante).

 

Thalita Helena Nilander Lima - Pós-graduada em Letramento e Surdez pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos/ Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (2011) e em Metodologia da Educação Superior pela Universidade do Estado do Pará (2004). Possui formação em Deficiência Visual pelo Instituto Benjamin Constant (2005). É graduada em Pedagogia com Habilitação em Educação Especial pela Universidade do Estado do Pará (2002). Atuou como coordenadora e capacitadora em programas de Educação de Jovens e Adultos pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Pará (2002 a 2005), ministrou cursos na área da Educação Especial e Inclusiva pelo SENAC Rio (2007 a 2009) e em Educação Infantil pelo Instituto Benjamin Constant (2011/2012). Atualmente é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant e integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Surdocegueira -GPESC/IBC.

 


Programa:

  • Introdução ao Dosvox
  • Edivox e ferramentas de acesso à rede (Webvox, Googlevox e Voxtube)
  • Jogavox (jogos existentes e edição de jogos)
  • Leitores de tela e criação de documentos acessíveis
  • Recursos do Windows e dos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox
  • Recursos para Baixa Visão (configurações do computador, dos smartphones e softwares específicos)
  • Softwares de tecnologia assistiva (Monet, Braille Fácil, Prancha Fácil)
  • Aplicativos para dispositivos móveis
  • Ferramentas digitais para docentes (Ferramentas do Google, bases de dados acadêmicos, gerenciador de referências, ferramentas do Word)

Estratégia: leitura de textos; atividades na plataforma; trabalho com os programas e aplicativos indicados em cada módulo.

Metodologia: atividades teóricas e práticas utilizando os programas e aplicativos indicados em cada módulo.

Avaliações: atividades em cada módulo, incluindo, mas não se limitando a: fórum, quiz, webquest, planejamento de atividades, criação de jogos, vídeos e áudios; trabalho de conclusão.

 

Bibliografia:

BERSCH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva. 2013. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf. Acesso em 07 abr 2015.

COUTINHO, C. P. TPACK : em busca de um referencial teórico para a formação de professores em tecnologia educativa. Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância, v. 2, n. 4, p. 1–18, 2011. Disponível em: http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=view&path[]=197&path[]=193. Acesso em 26 nov 2014.

DELLA LÍBERA, BIANCA; JURBERG, CLAUDIA . Teenagers with visual impairment and new media: A world without barriers. British Journal of Visual Impairment, v. 35, n.3, p. 247-256, 2017. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0264619617711732. Acesso em 07 fev 2018.

DELLA LÍBERA, B.; SILVA, V. F. . Relato de experiência: o Dosvox no Ensino Fundamental do Instituto Benjamin Constant. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 17, p. 1, 2017. Disponível em: http://educacaopublica.cederj.edu.br/revista/artigos/relato-de-experiencia-o-dosvox-no-ensino-fundamental-do-instituto-benjamin-constant. Acesso em 07 fev 2018

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. What Is Technological Pedagogical Content Knowledge? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n. 1, p. 60–70, 2009. Disponível em: http://www.citejournal.org/articles/v9i1general1.pdf. Acesso em 27 ago 2014.

NASCIMENTO, João Kerginaldo Firmino Do. Informática aplicada à educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/infor_aplic_educ.pdf. Acesso em 27 ago 2015.

VALENTE, J. A. (ORG). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999. Disponível em: http://www.fe.unb.br/catedraunescoead/areas/menu/publicacoes/livros-de-interesse-na-area-de-tics-na-educacao/o-computador-na-sociedade-do-conhecimento. Acesso em 15 jan 2014.

 Outras informações:


Contatos da CEaD:
Telefone: (0XX21) 3478-4435
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.