Download da lista de inscritos para realização do curso - arquivo pdf - 149 kbytes
Áudio explicativo sobre o curso (duração de 3 minutos e 36 segundos - site externo).
Transcrição textual do áudio explicativo do curso - arquivo pdf - 29 kbytes.
Público: Professores com Ensino Superior completo (pedagogia ou licenciatura em qualquer disciplina)
Ementa: Tecnologias Educacionais; Recursos de acessibilidade do Windows e do Android; Dosvox; Leitores de tela; criação de documentos acessíveis; ferramentas do Word; Navegadores de internet; Recursos para Baixa Visão; Programas complementares; Aplicativos para dispositivos móveis.
Objetivo: Apresentar recursos de tecnologia digital que auxiliem as práticas pedagógicas com pessoas com deficiência visual.
Carga horária total: 180 horas (mínimo de dedicação de 10 horas semanais).
O curso é totalmente a distância, gratuito e na modalidade a distância, ou seja, cursista pode acessar o conteúdo a qualquer momento dentro do período de realização do curso.
Pré-requisitos: Ensino superior completo; conhecimentos intermediários de Informática; Windows, Word e Internet; acesso à internet; possuir smartphone e possuir computador ou notebook (diversos programas não funcionam em smartphone).
Processo seletivo: Análise de carta de intenção. Critério de desempate: ordem de chegada do formulário de inscrição com a documentação correta e legível anexada.
Nº de vagas: 90
Período de inscrição: de 22/03/2021 (a partir das 8 horas da manhã (horário de Brasília)) a 26/03/2021 (termina às 11 horas e 59 minutos da noite (horário de Brasília)(Inscrições encerradas)).
Data de divulgação dos inscritos para realização do curso: 26/04/2021.
Período do curso: de 11/05/2021 a 27/09/2021.
Documentos obrigatórios (Os arquivos deverão ser nomeados da seguinte forma: Primeiro Nome e Sobrenome - Tipo de Documento, por exemplo no documento de identidade o arquivo ficará: Jonas Silva - RG.pdf, adotar o padrão a todos os documentos que serão anexados):
- Documento de identidade (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF)
- Diploma de graduação no curso de Pedagogia ou diploma de graduação em curso de Licenciatura (em qualquer área)(Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF) (não será aceito comprovante de matrícula ou qualquer outro documento que não comprove que o candidato concluiu a graduação até a data que enviou seu pedido de inscrição)
- Carta de intenção conforme modelo (envio em arquivo em PDF).
- No caso de inscrição de servidor do Instituto Benjamin Constant, o mesmo deverá anexar, além da documentação listada, cópia do contracheque ou de outro documento oficial de comprovação de vínculo em formato pdf
- Formulário de Inscrição preenchido na íntegra (Link Google Formulários), para preenchimento é obrigatório o candidato ter conta Google ou GMail - site externo
Para certificação: Nota igual ou superior a 5.0 em cada atividade avaliativa + Média total do curso ser igual ou superior a 7.0.
Professoras conteudistas: Bianca Della Líbera e Vanessa França da Silva.
Professoras mediadoras: Bianca Della Líbera, Thalita Helena Nilander Lima e Vanessa França da Silva.
Currículo Lattes:
Bianca Della Líbera (Currículo Lattes)(Site Externo)
Thalita Helena Nilander Lima (Currículo Lattes)(Site Externo)
Vanessa França da Silva (Currículo Lattes)(Site Externo)
Programa:
- Conceituação de tecnologias educacionais
- Leitores de tela e acessibilidade em documentos digitais
- Recursos de acessibilidade do Windows e recursos para baixa visão
- Ferramentas Google
- Aplicativos para dispositivos móveis com sistema Android
- Introdução ao Dosvox
- Edivox
- Ferramentas de acesso à rede pelo Dosvox
- Jogos no Dosvox
Estratégias: leitura de textos, vídeos e episódios de podcast.
Avaliações: atividades em cada módulo, incluindo, mas não se limitando a: fórum, quiz, planejamento de atividades, criação de jogos, vídeos e áudios; trabalho de conclusão.
Bibliografia:
BERSCH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva. 2013. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf. Acesso em 14 out 2021.
COUTINHO, C. P. TPACK : em busca de um referencial teórico para a formação de professores em tecnologia educativa. Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância, v. 2, n. 4, p. 1–18, 2011. Disponível em: http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=view&path[]=197&path[]=193. Acesso em 26 nov 2014.
DELLA LÍBERA, BIANCA; JURBERG, CLAUDIA . Teenagers with visual impairment and new media: A world without barriers. British Journal of Visual Impairment, v. 35, n.3, p. 247-256, 2017. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0264619617711732. Acesso em 14 out 2021.
DELLA LÍBERA, B.; SILVA, V. F. . Relato de experiência: o Dosvox no Ensino Fundamental do Instituto Benjamin Constant. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 17, p. 1, 2017. Disponível em: http://educacaopublica.cederj.edu.br/revista/artigos/relato-de-experiencia-o-dosvox-no-ensino-fundamental-do-instituto-benjamin-constant. Acesso em 07 fev 2018
KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. What Is Technological Pedagogical Content Knowledge? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n. 1, p. 60–70, 2009. Disponível em: http://www.citejournal.org/articles/v9i1general1.pdf. Acesso em 27 ago 2014.
NASCIMENTO, João Kerginaldo Firmino Do. Informática aplicada à educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/infor_aplic_educ.pdf. Acesso em 14 out 2021.
VALENTE, J. A. (ORG). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999. Disponível em: http://www.fe.unb.br/catedraunescoead/areas/menu/publicacoes/livros-de-interesse-na-area-de-tics-na-educacao/o-computador-na-sociedade-do-conhecimento. Acesso em 15 jan 2014.
Outras informações:
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