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Em fundo branco um círculo azul com a sigla CEaD e em cada lado um gancho em azul, entre os ganchos está escrito em azul Coordenação de Educação a Distância

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Download da lista de inscritos para realização do curso - arquivo pdf - 150,32 kB kbytes

 

Áudio explicativo sobre o curso (duração de 3 minutos e 17 segundos - site externo).

Transcrição textual do áudio explicativo do curso - arquivo pdf - 26,85 kbytes.

 

Público: Profissionais que atuem na área da deficiência visual

 
Ementa: História, estrutura e aplicação do Sistema Braille. Produção braille no Instituto Benjamin Constant. Revisão do Sistema Braille. Documentos normatizadores para a produção de textos em braille: Grafia Braille para a Língua Portuguesa, Normas Técnicas para a Produção de Textos em braille e Código Matemático Unificado. Transcrição de textos para o Sistema Braille. Programa Braille Fácil e suas funcionalidades. Gráficos táteis nos programas Braille Fácil e Monet. Processo de adaptação de textos para o Sistema Braille. Adaptação de textos em livros didáticos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.

 
Objetivos: Atender à demanda de profissionais na área da deficiência visual, no que se refere à adaptação e transcrição de textos para o Sistema Braille; apresentar ferramentas que possam contribuir para uma equidade no processo de ensino e aprendizagem das pessoas com deficiência visual. Ao completar o curso, o aluno deve ser capaz de utilizar os recursos de adaptação e transcrição de textos para o Sistema Braille.


Carga horária total: 200 horas (mínimo de dedicação de 5 horas semanais).

 

O curso é gratuito e totalmente na modalidade a distância, ou seja, cursista pode acessar o conteúdo a qualquer momento dentro do período de realização do curso.

 

Pré-requisitos: Ensino médio completo; possuir computador com sistema operacional Windows devidos aos programas que serão utilizados durante o curso; conhecimentos básicos do Sistema Braille; utilizar como forma de comunicação escrita o sistema comum de leitura e escrita.

 

Nº de vagas: 80

 

Período de pré-inscrição: de 15/01/2024 (a partir das 8 horas da manhã (horário de Brasília)) a 19/01/2024 (termina às 11 horas e 59 minutos da noite (horário de Brasília))(Inscrições encerradas em 16/01/2024 em virtude da grande demanda).

Data de divulgação dos inscritos para realização do curso:  02/02/2024 (A lista será publicada no topo desta página).

Período do curso: de 20/02/2024 a 03/12/2024.

LEITURA OBRIGATÓRIA: Orientações Gerais para Eventos de Capacitação do IBC na Modalidade a Distância e Procedimentos de Inscrição.

Documentos obrigatórios (Os arquivos deverão ser nomeados da seguinte forma: Primeiro Nome e Sobrenome - Tipo de Documento, por exemplo no documento de identidade o arquivo ficará: Jonas Silva - RG.pdf, adotar o padrão a todos os documentos que serão anexados):

- Documento oficial contendo o número do C.P.F. (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF)

- Certificado de conclusão do ensino médio ou diploma de curso superior (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF) (não será aceito comprovante de matrícula ou qualquer outro documento que não comprove que o candidato ou candidata concluiu o ensino médio até a data que enviou seu pedido de pré-inscrição)

- No caso de inscrição de servidor do Instituto Benjamin Constant, o mesmo deverá anexar, além da documentação listada, cópia do contracheque ou de outro documento oficial de comprovação de vínculo em formato pdf

- Formulário de pré-inscrição preenchido na íntegra (Link Google Formulários), para preenchimento é obrigatório o candidato ou candidata ter conta Google ou GMail - site externo

Observação: Esvazie um pouco o espaço de armazenamento do Google Drive da sua Conta Google pois, no momento que você faz sua pré-inscrição, uma cópia dos arquivos anexos vai para o espaço de armazenamento no seu Google Drive.


Para certificação: Média final igual ou superior a 5.0 (OBRIGATÓRIO FAZER TODAS AS ATIVIDADES AVALIATIVAS)
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Professores conteudistas: Bruna Maria Vasconcellos Trindade Bispo, Fernando da Costa Ferreira, Geni Pinto de Abreu, Heverton de Souza Bezerra da Silva, Hylea de Camargo Vale Fernandes Lima, Luigi Amato Bragança Amorim, Rachel Ventura Espinheira e Thiago Ribeiro Duarte.

 

Professores mediadores: Alessandra Aparecida Vissossi, Bruna Maria Vasconcellos Trindade Bispo, Fernando da Costa Ferreira, Heverton de Souza Bezerra da Silva, Hylea de Camargo Vale Fernandes Lima, Luigi Amato Bragança Amorim, Rachel Ventura Espinheira e Thiago Ribeiro Duarte.

 

Currículo Lattes:


Alessandra Aparecida Vissossi (Currículo Lattes)(Site Externo)


Bruna Maria Vasconcellos Trindade Bispo (Currículo Lattes)(Site Externo)


Fernando da Costa Ferreira (Currículo Lattes)(Site Externo)


Geni Pinto de Abreu (Currículo Lattes)(Site Externo)


Heverton de Souza Bezerra da Silva (Currículo Lattes)(Site Externo)


Hylea de Camargo Vale Fernandes Lima (Currículo Lattes)(Site Externo)


Luigi Amato Bragança Amorim (Currículo Lattes)(Site Externo)


Rachel Ventura Espinheira (Currículo Lattes)(Site Externo)


Thiago Ribeiro Duarte (Currículo Lattes)(Site Externo)

 


Programa detalhado: O curso é dividido em 20 (vinte) unidades, distribuídas por 40 semanas de atividades, com carga horária total de 200 (duzentas) horas.

  • Unidade 1 – Introdução
  • Unidade 2 – Revisão do Sistema Braille
  • Unidade 3 – Grafia Braille para a Língua Portuguesa
  • Unidade 4 – Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille
  • Unidade 5 – Código Matemático Unificado
  • Unidade 6 – Introdução ao programa Braille Fácil
  • Unidade 7 – Conhecendo a interface do programa Braille Fácil
  • Unidade 8 – Edição de textos do programa Braille Fácil
  • Unidade 9 Conhecendo as ferramentas do menu do programa Braille Fácil
  • Unidade 10 Comandos do programa Braille Fácil (básicos e avançados
  • Unidade 11 – Utilitários do programa Braille Fácil
  • Unidade 12 – Gráficos táteis no programa Braille Fácil (cela braille)
  • Unidade 13 – Gráficos táteis no programa Monet
  • Unidade 14 – Conhecendo as impressoras braille
  • Unidade 15 – Processo de adaptação de textos em livros didáticos de Língua Portuguesa (utilizando o programa Braille Fácil para executar as adaptações)
  • Unidade 16 – Processo de adaptação de textos em livros didáticos de Matemática (utilizando o programa Braille Fácil para executar as adaptações)
  • Unidade 17 – Processo de adaptação de textos em livros didáticos de Ciências (utilizando o programa Braille Fácil para executar as adaptações)
  • Unidade 18 – Processo de adaptação de textos em livros didáticos de História (utilizando o programa Braille Fácil para executar as adaptações)
  • Unidade 19 – Processo de adaptação de textos em livros didáticos de Geografia (utilizando o programa Braille Fácil para executar as adaptações)
  • Unidade 20 – Atividade final (Adaptação e transcrição)

 

Estratégias: Leitura do material didático, videoaulas, textos, vídeos e episódios de podcast.


Avaliações: Atividades avaliativas ao longo das unidades.

 

Bibliografia:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa / elaboração : Cerqueira, Jonir Bechara... [et aI.]. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Grafia Braille para a Língua Portuguesa / Elaboração: DOS SANTOS, Fernanda Christina; DE OLIVEIRA, Regina Fátima Caldeira – Brasília-DF, 2018, 3ª edição. 95p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille / elaboração: DOS SANTOS, Fernanda Christina; OLIVEIRA, Regina Fátima Caldeira de – Brasília-DF, 2018, 3ª edição. 120p.

DUARTE, Thiago Ribeiro. Transcrição e impressão braille no programa Braille Fácil Versão 3.4. Programado por José Antonio Borges; Geraldo José Ferreira Chagas Júnior. Apoio: Projeto DOSVOX – UFRJ. – Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 2018. CD-ROM (PDF).

FERREIRA, Elise de Melo Borba. Sistema Braille: simbologia básica aplicada à língua portuguesa. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 2015.

GEPA. Grupo de Estudos e Pesquisa em Adaptação. Manual de adaptação de textos para o Sistema Braille. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 2019.

Outras informações:

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