Download da lista de inscritos para realização do curso - arquivo pdf - 156 kbytes
Público: Professores licenciados em qualquer área e pedagogos, estudantes de licenciatura em qualquer área e estudantes de pedagogia
Ementa: Aspectos conceituais da deficiência visual (DV) para fins educacionais, a importância das múltiplas dimensões de acessibilidade para a educação de pessoas com DV, tecnologia assistiva voltadas para a educação da pessoa com DV e recursos educacionais acessíveis voltados para o ensino de ciências e matemática para alunos com DV.
Objetivo: Proporcionar aos professores e profissionais de Pedagogia possibilidades de utilização de recursos educacionais acessíveis para o ensino de ciências da natureza e matemática para pessoas com DV.
Carga horária total: 40 horas (mínimo de dedicação de 4 horas semanais - solicitamos que o curso tenha a duração de 10 semanas para que os cursistas tenham mais tempo para desenvolver suas atividades).
O curso é gratuito e totalmente na modalidade a distância, ou seja, cursista pode acessar o conteúdo a qualquer momento dentro do período de realização do curso.
Pré-requisitos: Ensino superior completo ou em andamento (licenciatura em qualquer área ou bacharelado em pedagogia); conhecimentos básicos de Informática (pacote Office ou afim, instalação de programas etc); acesso à internet.
Nº de vagas: 100
Período de pré-inscrição: de 29/07/2024 (a partir das 8 horas da manhã (horário de Brasília)) a 02/08/2024 (termina às 11 horas e 59 minutos da noite (horário de Brasília)).
Data de divulgação dos inscritos para realização do curso: 23/08/2024 (A lista será publicada no topo desta página).
Período do curso: de 03/09/2024 a 11/11/2024.
Documentos obrigatórios (Os arquivos deverão ser nomeados da seguinte forma: Primeiro Nome e Sobrenome - Tipo de Documento, por exemplo no documento de identidade o arquivo ficará: Jonas Silva - RG.pdf, adotar o padrão a todos os documentos que serão anexados):
Para todos:
- Documento oficial contendo o número do C.P.F. (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF)
Para licenciandos em qualquer área e bacharelandos em pedagogia:
- Comprovante de inscrição em disciplinas (atualizado) no curso de licenciatura em qualquer área ou bacharelado em pedagogia (arquivo PDF)
Para professores licenciados:
- Diploma de graduação em curso de Licenciatura em qualquer área (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF)(não serão aceitos títulos de especialização, mestrado ou doutorado)
Para profissionais de pedagogia sem ser licenciado:
- Diploma de graduação em curso de Bacharelado em Pedagogia (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF)(não serão aceitos títulos de especialização, mestrado ou doutorado)
- No caso de inscrição de servidor do Instituto Benjamin Constant, o mesmo deverá anexar, além da documentação listada (C.P.F. e bacharelado em pedagogia ou licenciatura em qualquer área ou comprovante de inscrição em disciplinas (atualizado) no curso de licenciatura), documento oficial de comprovação de vínculo em formato pdf
- Formulário de pré-inscrição preenchido na íntegra (Link Google Formulários), para preenchimento é obrigatório o candidato ter conta Google ou GMail - site externo
Observação: Esvazie um pouco o espaço de armazenamento do Google Drive da sua Conta Google pois, no momento que você faz sua pré-inscrição, uma cópia dos arquivos anexos vai para o espaço de armazenamento no seu Google Drive.
Para certificação: Nota final maior ou igual a 60 nas atividades e tarefas propostas durante o curso.
Professores conteudistas coordenadores: Fábio Garcia Bernardo e Naiara Miranda Rust.
Professores mediadores: Fábio Garcia Bernardo, Naiara Miranda Rust e Maria Regina de Oliveira Baddini.
Currículo Lattes:
Fábio Garcia Bernardo (Currículo Lattes)(Site Externo)
Naiara Miranda Rust (Currículo Lattes)(Site Externo)
Maria Regina de Oliveira Baddini (Currículo Lattes)(Site Externo)
Programa:
Semanas 1 e 2:
- A pessoa com DV para fins educacionais
- Apresentação pessoal, atuação na DV, expectativas
- Cegueira e Baixa Visão
- Atributos legais e caracterização da pessoa com DV
Semanas 3 e 4:
- Barreiras e Acessibilidade
- Dimensionando Barreiras
- Dimensionando Acessibilidade
- Atributos legais de acessibilidade
Semanas 5 e 6:
- Tecnologia Assistiva (TA) – conceitos e definições
Semanas 7 e 8:
- Recursos de TA usados por e para pessoas com DV
- O Sistema Braille para a pessoa cega
- Uso do computador por pessoas com Baixa Visão
- Recursos digitais (leitores de tela)
- Software Braile Fácil e Software Monet
Semanas 9 e 10:
- Recursos Educacionais Acessíveis de ciências da natureza e matemática
- Recursos táteis bi- e tridimensionais
- Gravando um Podcast
- Acessibilidade nos Recursos Educacionais
Estratégias: Leitura de textos, capítulos de livros e artigos, leitura de documentos e recomendações Legais, participação em fóruns de discussão e vídeos do Youtube.
Cronograma proposto para as atividades:
- Semanas 1 e 2: Fórum de apresentação; Formulário Google com questões sobre os textos
- Semanas 3 e 4: Fórum de discussão sobre acessibilidade e barreira
- Semanas 5 e 6: Fórum de discussão sobre tecnologia assistiva
- Semanas 7 e 8: Tarefa 1 - fazendo uso do Sistema Braille
- Semanas 9 e 10: Tarefa 2 - elaboração de um plano de aula que contemple um conteúdo de ciências da natureza ou de matemática, escolhido pelo cursista, considerando um cenário de sala de aula com a presença de ao menos um estudante com DV. O plano de aula deve considerar os recursos trabalhados ao longo do curso.
Avaliações:
- Semanas 1 e 2: 15 pontos
- Semanas 3 e 4: 15 pontos
- Semanas 5 e 6: 15 pontos
- Semanas 7 e 8: 20 pontos
- Semanas 9 e 10: 35 pontos
Total: 100 pontos
Bibliografia:
BERNARDO, F. G.; RUST, N. M. A utilização de materiais grafo-táteis para o ensino de ciências e matemática para alunos com deficiência visual. In: ANAIS DO 8º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2018, Campinas, 2018.
BERNARDO, F. G. Guia resumido de Acessibilidade Digital.
BERSCH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva, 2017.
BRASIL, Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Visual, Brasília, 2007.
BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. 2007.
BRASIL, Decreto n° 5296, 2004.
BRASIL, Lei n° 13146, Lei Brasileira de Inclusão, 2015.
GALVÃO FILHO, T. A. A construção do conceito de Tecnologia Assistiva: alguns novos interrogantes e desafios. In: Revista da FACED - Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, Salvador: Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia – FACED/UFBA, v. 2, n. 1, p. 25-42, jan./jun. 2013.
SASSAKI, R. K. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10-16.
SASSAKI, R.K. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. Revista Nacional de Reabilitação. São Paulo, nº 5., p. 6-9 24 jan./fev. 2002.
Website Diversa.org – Experiências com materiais acessíveis.
Outras informações:
Contato e Mídias da CEaD:
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Canal no Telegram (site externo)
Perfil no Instagram (site externo)
Canal no Youtube (site externo)
App da CEaD-IBC (site externo)