Áudio explicativo sobre o curso (duração de 2 minutos e 43 segundos - site externo).
Transcrição textual do áudio explicativo do curso - arquivo pdf - 24 kbytes.
Público: Pessoas que atendam ou venham atender pessoas com deficiência visual.
Ementa: Conceituação de Ensino Remoto; recursos digitais de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual; ferramentas e metodologias para o ensino remoto.
Objetivo: Executar atividades síncronas e assíncronas por meio de ferramentas digitais acessíveis, além de produzir e disponibilizar material digital acessível à pessoa com deficiência visual.
Carga horária total: 40 horas (mínimo de dedicação de 5 horas semanais).
O curso é gratuito e totalmente na modalidade a distância, ou seja, cursista pode acessar o conteúdo a qualquer momento dentro do período de realização do curso.
Pré-requisito: Ensino médio completo, conhecimentos intermediários de Informática: Windows, Android, Word e Internet em computadores e dispositivos móveis.
Período de autoinscrição: de 04/03/2024 a 01/11/2024.
Período do curso: de 04/03/2024 a 08/11/2024.
LEITURA OBRIGATÓRIA: Orientações para inscrição e outras informações importantes.
Para se inscrever neste curso MOOC:
1. Caso não tenha conta no Ambiente Virtual de Aprendizagem da CEaD-IBC (AVA - I.B.C.), crie uma nova conta na página de criação de conta no AVA - I.B.C. Caso tenha dúvidas, assista este vídeo de 9 minutos e 2 segundos de duração sobre criação de login;
2. Faça login no AVA - I.B.C. Caso tenha dúvidas, assista este vídeo de 3 minutos e 36 segundos de duração sobre como logar no AVA - I.B.C.;
3. Acesse o Curso a Distância de Ferramentas Digitais para o Ensino Remoto com Ênfase na Deficiência Visual (Turma 1 - Ano 2024)(Formato MOOC) no ambiente virtual de aprendizagem para fazer autoinscrição. Reiteramos que a autoinscrição começa a partir do dia que o curso iniciar. Caso tenha dúvidas, assista este vídeo de 3 minutos e 51 segundos de duração sobre autoinscrição.
Para certificação: Nota igual ou superior a 5.0 em cada atividade avaliativa (obrigatório fazer todas as atividades avaliativas).
Professores Conteudistas: Anderson de Oliveira Vallejo, Bianca Della Líbera, Jorge Fiore de Oliveira Junior, Thalita Helena Nilander Lima e Vanessa França da Silva.
Professores mediadores: Bianca Della Líbera e Vanessa França da Silva.
Currículo Lattes:
Anderson de Oliveira Vallejo (Currículo Lattes)(Site Externo)
Bianca Della Líbera (Currículo Lattes)(Site Externo)
Jorge Fiore de Oliveira Junior (Currículo Lattes)(Site Externo)
Thalita Helena Nilander Lima (Currículo Lattes)(Site Externo)
Vanessa França da Silva (Currículo Lattes)(Site Externo)
Programa:
- O que é ensino remoto emergencial
- ERE x EaD
- Leitores de tela NVDA e TalkBack
- Recursos para baixa visão
- Técnicas de criação de documentos digitais acessíveis
- Recursos para chamadas de vídeo
- Recursos para enviar e receber material
- Programas e aplicativos complementares
- Gravação de videoaulas e podcasts
- Metodologias para o ensino remoto
Estratégias: leitura de textos; utilização de vídeos e podcasts; atividades na plataforma; trabalho com os programas e aplicativos indicados em cada módulo.
Avaliações: atividades em cada módulo, incluindo: fórum; questionário; planejamento de atividades; criação de vídeos e áudios.
Outras informações:
Contato e Mídias da CEaD:
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Canal no Telegram (site externo)
Perfil no Instagram (site externo)
Canal no Youtube (site externo)
App da CEaD-IBC (site externo)