download da lista de inscritos aptos - arquivo pdf - 206 kbytes
download da lista geral de inscritos - arquivo pdf - 207 kbytes
Público: Profissionais da área de educação
Ementa: Aspectos importantes que influem na aprendizagem da criança deficiente visual. Pré-requisitos para alfabetização no Sistema Braille. Avaliação diagnóstica de habilidades requeridas para a aprendizagem da escrita e da leitura em Braille. Alguns princípios básicos que orientam a prática pedagógica de um programa de alfabetização. Métodos utilizados no processo de alfabetização em Braille. Transcrição e ou adaptação de textos e de atividades, do sistema comum para o Sistema Braille. Utilização de cartilhas padronizadas e de textos produzidos em sala de aula, no processo de alfabetização. Avaliação do processo ensino-aprendizagem durante a alfabetização.
Carga horária total: 40 horas/aula.
Pré-requisito Certificado de conclusão de curso de Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braille, conhecimento de Internet e Editor de Texto (WORD, OPEN OFFICE, etc.)
Obs.: Para os cursistas cegos conhecimento de um leitor de telas (NVDA, JAWS, VIRTUAL VISION OU F123)
Nº de vagas: 60
Período de inscrições: de 08/06/2017 a 07/07/2017 (Inscrições encerradas em 21/06/2017 em virtude de ter completado o preenchimento das vagas)
Data de divulgação dos inscritos: 14/07/2017.
Período de confirmação dos inscritos: de 17/07/2017 a 21/07/2017.
Data de divulgação dos inscritos aptos para realização do curso: 25/07/2017.
Período do curso: de 29/08/2017 a 16/10/2017.
LEITURA OBRIGATÓRIA: Orientações para inscrição e outras informações importantes.
Documentos obrigatórios:
- Ficha de Pré-Inscrição preenchida na íntegra - download da ficha de pré-inscrição - arquivo docx - 82,8 kbytes
- Documento de identidade
- Certificado de Conclusão de Curso na Área da Educação ou Declaração da Instituição de que é aluno regularmente matriculado em Curso desta Área;
- Certificado de curso de Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braille (no mínimo 40 horas)
Para certificação: Nota igual ou superior a 7.0
Professora : Maria da Gloria de Souza Almeida.
Tutoras: Professoras Margareth de Oliveira Olegário e Rachel Ventura Espinheira
Breve currículo:
Maria da Gloria de Souza Almeida - Doutoranda do curso de Letras PUC-Rio (2012) em Literatura, Cultura e Contemporaneidade. Possui Pós-graduação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1992) e mestrado (2011) pela PUC-Rio com o tema A Literatura como elemento de construção do imaginário da criança deficiente visual. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na temática da Deficiência Visual. Designada em 2002 para compor a Consultória Técnico Científica da Comissão Brasileira do Braille, atuando como Professora Regente das classes de Alfabetização e de Língua Portuguesa de 5ª a 8ª séries e do Curso de Capacitação para Professores na Área da Deficiência Visual.
Programa:
1 -AMBIENTAÇÃO
2 -INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DA CRIANÇA CEGA
- Inclusão e cidadania
- Educação e deficiência visual
- Fundamentos da alfabetização: uma construção sobre quatro pilares
3-PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA CEGA E PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO GLOBAL
- Princípios da educação da Pessoa com deficiência
- Período de desenvolvimento global
- Guia teórico para a alfabetização em Braille
4-FUNDAMENTOS DA PRÉ-LEITURA E PRÉ-ESCRITA
- Dedinho Sabido (orientação metodológica)
- Cadernos de pré-leitura do Sistema Braille (orientação metodológica)
- A cela simulada
- Métodos de ensino
5-A LITERATURA EM SALA DE AULA
- A literatura na sala de aula
- Projeto aplicado à literatura infantil
6-RECURSOS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA CEGA
Estratégia:
Trabalho individualizado – leituras de textos e atividades da plataforma.
Aulas teóricas com demonstração de material especializado.
Metodologia:aulas teóricas e atividades práticas.
Avaliações: atividades da plataforma.
Bibliografia:
1. BARRAGA, Natalie. Disminuidos visuales y aprendizaje. Espanha: Fundação Once, 1985.
2. CHARLES, C. M. Piaget ao alcance dos professores. Tradução Ingeborg Strake. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1975.
3. COSTA LINS, M.J.S. A Estruturação da inteligência do pré-escolar segundo Piaget. Rio de Janeiro: Anima, 1984.
4. FERNÁNDEZ, Alicia. A Inteligência aprisionada. Tradução Iara Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
5. FRAIBERG, S. Insight from the blind Library of Congress. Washington, 1972.
6. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. (Coleção Educação e Comunicação, 1).
7. HALLIDAY, Carol. Crescimento, aprendizagem e desenvolvimento da criança visualmente incapacitada do nascimento à idade escolar. São Paulo: Fundação para o Livro do Cego no Brasil, 1975.
8. LEMLE, Miriam. Guia Teórico do Alfabetizador. São Paulo: Ática, 1990.
9. LOWENFELD, B. Our blind children. Illinois: Charles Thomas Publishers, 1964.
10. LURIA, A.R. Desenvolvimento Cognitivo. São Paulo: Ícone, 1990.
11. PIAGET, Jean. A Formação do Símbolo na Criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Tradução Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
12. PIAGET, Jean. A Linguagem e o Pensamento da Criança. Rio de Janeiro, 1. ed. Edição Brasileira, abril, 1959. Tradução Manuel Campos, 4ª Edição, Paris, 1956.
13. PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1973.
14. VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Outras informações:
Contatos da CEaD:
Telefone: (0XX21) 3478-4435
Fax: (0XX21) 3478-4454
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.