Público: Profissionais que tenham concluído a formação de professores (antigo curso normal); graduados ou graduandos em pedagogia ou graduados em qualquer licenciaura desde que estejam atuando no atendimento educacional especializado.
Ementa: Aspectos importantes que influem na aprendizagem da criança cega. Pré-requisitos para alfabetização no Sistema Braille. Avaliação diagnóstica de habilidades requeridas para a aprendizagem da escrita e da leitura em Braille. Alguns princípios básicos que orientam a prática pedagógica de um programa de alfabetização. Métodos utilizados no processo de alfabetização em Braille. Transcrição e ou adaptação de textos e de atividades, do sistema comum para o Sistema Braille. Utilização de cartilhas padronizadas e de textos produzidos em sala de aula, no processo de alfabetização. Avaliação do processo ensino-aprendizagem durante a alfabetização.
Carga horária total: 40 horas/aula (mínimo de dedicação de 5 horas semanais).
O curso é totalmente a distância e gratuito.
Pré-requisito Certificado de conclusão de curso de Sistema Braille, conhecimento de Internet e Editor de Texto (WORD, OPEN OFFICE, etc.)
Obs.: Para os cursistas cegos conhecimento de um leitor de telas (NVDA, JAWS, VIRTUAL VISION OU F123)
Nº de vagas: 60
Período de pré-inscrição: de 05/08/2019 (a partir das 8 horas da manhã) a 19/08/2019 (termina às 11 horas e 59 minutos da noite)
Data de divulgação dos pré-inscritos: 06/09/2019.
Período de confirmação dos pré-inscritos: de 07/09/2019 a 13/09/2019.
Data de divulgação dos inscritos para realização do curso: 20/09/2019.
Período do curso: de 08/10/2019 a 02/12/2019.
LEITURA OBRIGATÓRIA: Orientações para inscrição e outras informações importantes.
Documentos obrigatórios (Os arquivos deverão ser nomeados da seguinte forma: Primeiro Nome e Sobrenome - Frente ou Verso - Tipo de Documento, por exemplo a frente do documento de identidade o arquivo ficará: Jonas Silva - Frente - RG.pdf, adotar o padrão a todos os documentos que serão anexados):
- Documento de identidade (Frente em arquivo PDF e verso em arquivo PDF)
- Certificado de conclusão de graduação no curso de Pedagogia ou declaração da instituição de ensino de que é aluno regularmente matriculado em curso de Pedagogia ou certificado de conclusão de graduação em curso de Licenciatura (em qualquer área) acompanhado de comprovação (declaração do local de trabalho) de atuação no Atendimento Educacional Especilizado. Será aceito ainda certificado de conclusão de curso de Formação de Professores (Antigo curso Normal) (Frente em arquivo PDF e verso em arquivo PDF)
- Certificado de Conclusão de Curso de Sistema Braille na condição de participante (Frente em arquivo PDF e verso em arquivo PDF)
- Formulário de Pré-Inscrição preenchido na íntegra (Link Google Formulários), para preenchimento é obrigatório o candidato ter conta Google ou GMail - site externo
Para certificação: Nota igual ou superior a 5.0 em cada atividade avaliativa + Média total do curso ser igual ou superior a 7.0 + Preenchimento do formulário de avaliação de evento de capacitação à distância que se encontrará no último tópico do curso.
Professora : Maria da Gloria de Souza Almeida.
Tutoras: Professoras Rosane de Menezes Pereira e Thalita Helena Nilander Lima
Breve currículo:
Maria da Gloria de Souza Almeida - Doutora do curso de Letras PUC-Rio (2012) em Literatura, Cultura e Contemporaneidade. Possui Pós-graduação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1992) e mestrado (2011) pela PUC-Rio com o tema A Literatura como elemento de construção do imaginário da criança deficiente visual. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na temática da Deficiência Visual. Designada em 2002 para compor a Consultória Técnico Científica da Comissão Brasileira do Braille, atuando como Professora Regente das classes de Alfabetização e de Língua Portuguesa de 5ª a 8ª séries e do Curso de Capacitação para Professores na Área da Deficiência Visual.
Programa:
1 -AMBIENTAÇÃO
2 -INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DA CRIANÇA CEGA
- Inclusão e cidadania
- Educação e deficiência visual
- Fundamentos da alfabetização: uma construção sobre quatro pilares
3-PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA CEGA E PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO GLOBAL
- Princípios da educação da Pessoa com deficiência
- Período de desenvolvimento global
- Guia teórico para a alfabetização em Braille
4-FUNDAMENTOS DA PRÉ-LEITURA E PRÉ-ESCRITA
- Dedinho Sabido (orientação metodológica)
- Cadernos de pré-leitura do Sistema Braille (orientação metodológica)
- A cela simulada
- Métodos de ensino
5-A LITERATURA EM SALA DE AULA
- A literatura na sala de aula
- Projeto aplicado à literatura infantil
6-RECURSOS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA CEGA
Estratégia:
Trabalho individualizado – leituras de textos e atividades da plataforma.
Aulas teóricas com demonstração de material especializado.
Metodologia:aulas teóricas e atividades práticas.
Avaliações: atividades da plataforma.
Bibliografia:
1. BARRAGA, Natalie. Disminuidos visuales y aprendizaje. Espanha: Fundação Once, 1985.
2. CHARLES, C. M. Piaget ao alcance dos professores. Tradução Ingeborg Strake. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1975.
3. COSTA LINS, M.J.S. A Estruturação da inteligência do pré-escolar segundo Piaget. Rio de Janeiro: Anima, 1984.
4. FERNÁNDEZ, Alicia. A Inteligência aprisionada. Tradução Iara Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
5. FRAIBERG, S. Insight from the blind Library of Congress. Washington, 1972.
6. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. (Coleção Educação e Comunicação, 1).
7. HALLIDAY, Carol. Crescimento, aprendizagem e desenvolvimento da criança visualmente incapacitada do nascimento à idade escolar. São Paulo: Fundação para o Livro do Cego no Brasil, 1975.
8. LEMLE, Miriam. Guia Teórico do Alfabetizador. São Paulo: Ática, 1990.
9. LOWENFELD, B. Our blind children. Illinois: Charles Thomas Publishers, 1964.
10. LURIA, A.R. Desenvolvimento Cognitivo. São Paulo: Ícone, 1990.
11. PIAGET, Jean. A Formação do Símbolo na Criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Tradução Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
12. PIAGET, Jean. A Linguagem e o Pensamento da Criança. Rio de Janeiro, 1. ed. Edição Brasileira, abril, 1959. Tradução Manuel Campos, 4ª Edição, Paris, 1956.
13. PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1973.
14. VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Outras informações:
Contatos da CEaD:
Telefone: (0XX21) 3478-4435
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.