Público: Pessoas com interesse na área de editoração de textos em braille
Ementa: Tarefas de elaboração de gráficos táteis com o uso do software MONET.
Carga horária total: 16 horas/aula (mínimo de dedicação de 5 horas semanais).
A oficina é totalmente a distância e gratuita.
Pré-requisitos: Conhecimento básico do Sistema Braille; conhecimento básico de informática; Utilizar como forma de comunicação escrita o sistema de leitura e escrita comum e ter computador ou notebook visto o software MONET precisar ser instalado e não funcionar em smartphones ou tablets.
Nº de vagas: 30
Período de pré-inscrição: de 05/08/2019 (a partir das 8 horas da manhã) a 19/08/2019 (termina às 11 horas e 59 minutos da noite)(Inscrições encerradas)
Data de divulgação dos pré-inscritos: 06/09/2019.
Período de confirmação dos pré-inscritos: de 07/09/2019 a 13/09/2019.
Data de divulgação dos inscritos para realização da oficina: 20/09/2019.
Período da oficina: de 08/10/2019 a 28/10/2019.
LEITURA OBRIGATÓRIA: Orientações para inscrição e outras informações importantes.
Documentos obrigatórios (Os arquivos deverão ser nomeados da seguinte forma: Primeiro Nome e Sobrenome - Frente ou Verso - Tipo de Documento, por exemplo a frente do documento de identidade o arquivo ficará: Jonas Silva - Frente - RG.pdf, adotar o padrão a todos os documentos que serão anexados):
- Documento de identidade (Frente em arquivo PDF e verso em arquivo PDF)
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Frente em arquivo PDF e verso em arquivo PDF)
- Formulário de Pré-Inscrição preenchido na íntegra (Link Google Formulários), para preenchimento é obrigatório o candidato ter conta Google ou GMail - site externo
Para certificação: Nota igual ou superior a 5.0 em cada atividade avaliativa + Média total da oficina ser igual ou superior a 7.0 + Preenchimento do formulário de avaliação de evento de capacitação à distância que se encontrará no último tópico da oficina.
Professor: Thiago Ribeiro Duarte.
Tutor: Professoras Bianca Della Líbera e Vanessa França da Silva
Breve currículo:
Thiago Ribeiro Duarte - Graduado em Educação Artística (2004) e especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2012) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), possuindo diversos cursos na área de deficiência visual, como: Braille (2003); Adaptação de Textos e Livros para Transcrição no Sistema Braille (2005); Capacitação de Profissionais para Produção de Textos em Braille (2006); Curso de Transcrição e Impressão de Textos em Braille (2006). Atuou como transcritor Braille no IBC entre 2003 e 2006, atuou também como designer na adaptação de livros didáticos no PNLD de 2009 a 2012. Atuou como consultor Braille na OSCIP Acessibilidade Brasil, como Consultor especialista para adaptação de materiais técnico-didáticos em formato acessível, a serem distribuídos nos Sistemas de Ensino (Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Tecnologia – OEI). Autor do artigo “Construção de Métodos para Criação de Gráficos Acessíveis a Pessoas com Deficiência Visual: Utilizando o Monet”, publicado no livro “Práticas Pedagógicas no Cotidiano Escolar: desafios e diversidade” (2014). Atualmente é professor de Braille do Instituto Benjamin Constant.
Programa:
Desenhos computadorizados em forma tátil: Programa MONET
- Conhecendo o programa
- Formato
- Visualização
- Desenhando com Monet
Metodologia: Pequena apresentação do programa, videos e exercícios práticos a serem realizados em computador/notebook/dispositivos móveis a ser providenciado pelo cursista.
Avaliações: Cinco tarefas obrigatórias a serem realizadas pelo cursista e entregues via ambiente virtual de aprendizagem.
Bibliografia:
Barbosa, P. M., Borges, J. A., Jansen, L. R., Lyrio, S. B – DESENVOX – Computer tools to teach basic geometry and drawing for visually impaired students in Brazil – International Congress on Mathematical Education – Monterrey, Mexico – Jul/2008
Borges, J. A - Dosvox – um novo acesso dos cegos à cultura e ao trabalho – Revista Benjamin Constant – IBCENTRO/MEC - n° 3 – maio de 1996
_________ e Chagas Jr., G.J.F. - Impressão Braille no Brasil: o papel do Braivox, Braille Fácil e Pintor Braille - Anais do I Simpósio Brasileiro sobre Sistema Braille - Salvador - Setembro/2001
_________ e Jensen, L.R.- Cegos e Computador: Uma Interação que Explora o Potencial do Desenho - Anais do SEMENGE'99 - Universidade Federal Fluminense - Niterói – 1999 BRASIL. Ministério da Educação. Grafia Braille para a Língua Portuguesa / Secretaria de Educação Especial − Brasília: MEC; SEESP, 2002.
_________ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
_________ Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria de Educação Especial - MEC/SEESP, 2001.
_________ Normas Técnicas para a produção de textos em Braille/Secretaria de Educação Especial. − Brasília: MEC; SEESP, 2002 70 p.
JESUS, Amélia P. de; ALMEIDA, Ana Maria de; FERREIRA, Elise de M. B.; MONTEIRO, Margarida A.; DALMOLIN, Maristela; CHIMENTI, Regina M. F. e ALJAN, Valéria R. C. Sugestões de Adaptação de Textos e Livros Didáticos em Braille. Instituto Benjamin Constant, Rio de Janeiro: 2005.
Outras informações:
Contatos da CEaD:
Telefone: (0XX21) 3478-4435
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.