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Em fundo branco um círculo azul com a sigla CEaD e em cada lado um gancho em azul, entre os ganchos está escrito em azul Coordenação de Educação a Distância

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Download da lista de inscritos para realização da oficina - arquivo pdf - 375 kbytes

 

Áudio explicativo sobre a oficina (duração de 2 minutos e 41 segundos - site externo).

Transcrição textual do áudio explicativo da oficina - arquivo pdf - 28 kbytes.

Público:  Pessoas com interesse na área de editoração de textos em braille

 
Ementa: Tarefas de elaboração de gráficos táteis com o uso do software MONET.

 
Objetivo: Capacitar o participante a usar o software MONET.


Carga horária total: 16 horas/aula (mínimo de dedicação de 5 horas semanais).

 

A oficina é totalmente a distância e gratuita.

Pré-requisitos: Ensino médio completo ou ensino superior (completo ou em andamento), conhecimento básico do Sistema Braille; conhecimento básico de informática; Utilizar como forma de comunicação escrita o sistema de leitura e escrita comum e ter computador ou notebook visto o software MONET precisar ser instalado e não funcionar em smartphones ou tablets.


Nº de vagas: 30

Sem prejuízo ao número de vagas oferecido ao público em geral, serão oferecidas dez vagas para os servidores do quadro permanente do Instituto Benjamin Constant. Os servidores deverão anexar, além da documentação listada, cópia do contracheque ou de outro documento oficial de comprovação de vínculo em formato pdf. O preenchimento das vagas para servidores também obedecerá o critério de ordem de chegada dos formulários de inscrição preenchidos na íntegra e com a documentação correta e legível anexada no preenchimento do formulário de inscrição.

Período de inscrição: de 08/09/2020 (a partir das 8 horas da manhã) a 18/09/2020 (termina às 11 horas e 59 minutos da noite)(Inscrições encerradas)

Data de divulgação dos inscritos para realização da oficina: 06/11/2020.

Período da oficina: de 17/11/2020 a 07/12/2020.

LEITURA OBRIGATÓRIA: Orientações para inscrição e outras informações importantes.

 

Documentos obrigatórios (Os arquivos deverão ser nomeados da seguinte forma: Primeiro Nome e Sobrenome - Tipo de Documento, por exemplo o documento de identidade o arquivo ficará: Jonas Silva - RG.pdf, adotar o padrão a todos os documentos que serão anexados):

- Documento de identidade (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF)

- Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF) ou certificado de conclusão de graduação (bacharelado ou licenciatura em qualquer área) ou declaração da instituição de ensino de que é aluno regularmente matriculado em curso superior. Será aceito ainda certificado de conclusão de curso de Formação de Professores (Antigo curso Normal) (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF)

- Formulário de Inscrição preenchido na íntegra (Link Google Formulários), para preenchimento é obrigatório o candidato ter conta Google ou GMail - site externo


Para certificação: Nota igual ou superior a 5.0 em cada atividade avaliativa + Média total da oficina ser igual ou superior a 7.0.


Professor: Thiago Ribeiro Duarte.

Tutor: Professora Bianca Della Líbera

 

Breve currículo: 

Thiago Ribeiro Duarte - Graduado em Educação Artística (2004) e especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2012) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), possuindo diversos cursos na área de deficiência visual, como: Braille (2003); Adaptação de Textos e Livros para Transcrição no Sistema Braille (2005); Capacitação de Profissionais para Produção de Textos em Braille (2006); Curso de Transcrição e Impressão de Textos em Braille (2006). Atuou como transcritor Braille no IBC entre 2003 e 2006, atuou também como designer na adaptação de livros didáticos no PNLD de 2009 a 2012. Atuou como consultor Braille na OSCIP Acessibilidade Brasil, como Consultor especialista para adaptação de materiais técnico-didáticos em formato acessível, a serem distribuídos nos Sistemas de Ensino (Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Tecnologia – OEI). Autor do artigo “Construção de Métodos para Criação de Gráficos Acessíveis a Pessoas com Deficiência Visual: Utilizando o Monet”, publicado no livro “Práticas Pedagógicas no Cotidiano Escolar: desafios e diversidade” (2014). Atualmente é professor de Braille do Instituto Benjamin Constant.

 

Programa: 


Desenhos computadorizados em forma tátil: Programa MONET

  1. Conhecendo o programa
    1. Formato
    2. Visualização
  2. Desenhando com Monet


Metodologia: Pequena apresentação do programa, videos e exercícios práticos a serem realizados em computador/notebook a ser providenciado pelo cursista.

Avaliações: Cinco tarefas obrigatórias a serem realizadas pelo cursista e entregues via ambiente virtual de aprendizagem.

 

Bibliografia:


Barbosa, P. M., Borges, J. A., Jansen, L. R., Lyrio, S. B – DESENVOX – Computer tools to teach basic geometry and drawing for visually impaired students in Brazil – International Congress on Mathematical Education – Monterrey, Mexico – Jul/2008

Borges, J. A - Dosvox – um novo acesso dos cegos à cultura e ao trabalho – Revista Benjamin Constant – IBCENTRO/MEC - n° 3 – maio de 1996

_________ e Chagas Jr., G.J.F. - Impressão Braille no Brasil: o papel do Braivox, Braille Fácil e Pintor Braille - Anais do I Simpósio Brasileiro sobre Sistema Braille - Salvador - Setembro/2001

_________ e Jensen, L.R.- Cegos e Computador: Uma Interação que Explora o Potencial do Desenho - Anais do SEMENGE'99 - Universidade Federal Fluminense - Niterói – 1999 BRASIL. Ministério da Educação. Grafia Braille para a Língua Portuguesa / Secretaria de Educação Especial − Brasília: MEC; SEESP, 2002.

_________ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

_________ Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria de Educação Especial - MEC/SEESP, 2001.

_________ Normas Técnicas para a produção de textos em Braille/Secretaria de Educação Especial. − Brasília: MEC; SEESP, 2002 70 p.

JESUS, Amélia P. de; ALMEIDA, Ana Maria de; FERREIRA, Elise de M. B.; MONTEIRO, Margarida A.; DALMOLIN, Maristela; CHIMENTI, Regina M. F. e ALJAN, Valéria R. C. Sugestões de Adaptação de Textos e Livros Didáticos em Braille. Instituto Benjamin Constant, Rio de Janeiro: 2005.

Outras informações:


Contatos da CEaD:
Telefone: (0XX21) 3478-4435
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.