ir para o conteúdo

Em fundo branco um círculo azul com a sigla CEaD e em cada lado um gancho em azul, entre os ganchos está escrito em azul Coordenação de Educação a Distância

Converse com a Coordenação de Educação a Distância através de chat (site externo)

Download da lista de inscritos para realização da oficina - arquivo pdf - 128 kbytes

 

Público:  Pessoas com interesse na área

 
Ementa: Dosvox e NVDA.

 
Objetivo: Ampliar o repertório de tecnologias possíveis de serem utilizadas por pessoas com deficiência visual.


Carga horária total: 8 horas/aula.

 

A oficina é totalmente a distância e gratuita.

Pré-requisitos: Ensino médio completo ou ensino superior (completo ou em andamento), conhecimentos básicos de Informática: Windows, Word e Internet e ter os programas Dosvox e NVDA instalados no computador (eles não funcionam em dispositivos móveis (smartphones ou tablets)) que o cursista irá utilizar (Download do Dosvox. Download do NVDA.)


Nº de vagas: 60

Sem prejuízo ao número de vagas oferecido ao público em geral, serão oferecidas dez vagas para os servidores do quadro permanente do Instituto Benjamin Constant. Os servidores deverão anexar, além da documentação listada, cópia do contracheque ou de outro documento oficial de comprovação de vínculo em formato pdf. O preenchimento das vagas para servidores também obedecerá o critério de ordem de chegada dos formulários de inscrição preenchidos na íntegra e com a documentação correta e legível anexada no preenchimento do formulário de inscrição.

Período de inscrição: de 08/09/2020 (a partir das 8 horas da manhã) a 18/09/2020 (termina às 11 horas e 59 minutos da noite)(Inscrições encerradas)

Data de divulgação dos inscritos para realização da oficina: 06/11/2020.

Período da oficina: de 24/11/2020 a 07/12/2020.

LEITURA OBRIGATÓRIA: Orientações para inscrição e outras informações importantes.

 

Documentos obrigatórios (Os arquivos deverão ser nomeados da seguinte forma: Primeiro Nome e Sobrenome - Tipo de Documento, por exemplo o documento de identidade o arquivo ficará: Jonas Silva - RG.pdf, adotar o padrão a todos os documentos que serão anexados):

- Documento de identidade (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF)

- Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF) ou certificado de conclusão de graduação (bacharelado ou licenciatura em qualquer área) ou declaração da instituição de ensino de que é aluno regularmente matriculado em curso superior. Será aceito ainda certificado de conclusão de curso de Formação de Professores (Antigo curso Normal) (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF)

- Formulário de Inscrição preenchido na íntegra (Link Google Formulários), para preenchimento é obrigatório o candidato ter conta Google ou GMail - site externo


Para certificação: Nota igual ou superior a 5.0 em cada atividade avaliativa + Média total da oficina ser igual ou superior a 7.0.


Professora e tutora: Bianca Della Líbera.

 

Breve currículo: 

Bianca Della Líbera - Professora de Informática Educativa e Coordenadora de Educação a Distância do Instituto Benjamin Constant. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com aperfeiçoamento em Mídias na Educação pelo projeto e-ProInfo. Mestra e doutora em Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz.

 

Programa: 


Dosvox

  • Configurações Básicas
  • Leitor de Documentos
  • Edivox
  • Programas de acesso à internet
  • Programas Multimídia
  • Jogos


Utilização do leitor de telas NVDA com

  • Windows
  • Navegador de intenet
  • Word
  • Powerpoint
  • Excel
  • Documentos em formato PDF


Metodologia: Leitura de textos explicativos e utilização dos programas.

Avaliações: Questionários automáticos.

 

Outras informações:


Contatos da CEaD:
Telefone: (0XX21) 3478-4435
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.