ir para o conteúdo

Em fundo branco um círculo azul com a sigla CEaD e em cada lado um gancho em azul, entre os ganchos está escrito em azul Coordenação de Educação a Distância

Converse com a Coordenação de Educação a Distância através de chat (site externo)

Público:  Profissionais e acadêmicos da área de tecnologia da informação com conhecimento básico em desenvolvimento web

 

Ementa: Acessibilidade na web: conceituações legais e diretrizes técnicas; Apresentação de programas de tecnologias assistivas tais como leitores de tela e ampliadores de textos; Criação de sites acessíveis com foco na Área da Deficiência Visual; Avaliação automática e manual de acessibilidade na web; Criação de documentos digitais acessíveis com foco na Área da Deficiência Visual.

 

Carga horária total: 40 horas/aula (mínimo de dedicação de 5 horas semanais).

 

O curso é totalmente a distância e gratuito.

 

Pré-requisito: Ensino Médio completo e conhecimentos básicos de informática ou Curso Técnico na Área de Tecnologia da Informação ou Curso Superior na Área de Tecnologia da Informação. Além do que foi citado, ter também conhecimentos básicos de desenvolvimento web (HTML e CSS).

 

Nº de vagas: 40

 

Período de pré-inscrição: de 26/08/2019 (a partir das 8 horas da manhã) a 09/09/2019 (termina às 11 horas e 59 minutos da noite)

Data de divulgação dos pré-inscritos: 27/09/2019.

Período de confirmação dos pré-inscritos: de 28/09/2019 a 04/10/2019.

Data de divulgação dos inscritos para realização do curso:  11/10/2019.

Período do curso: de 29/10/2019 a 16/12/2019.

LEITURA OBRIGATÓRIA: Orientações para pré-inscrição e outras informações importantes.

 

Documentos obrigatórios (Os arquivos deverão ser nomeados da seguinte forma: Primeiro Nome e Sobrenome - Frente ou Verso - Tipo de Documento, por exemplo a frente do documento de identidade o arquivo ficará: Jonas Silva - Frente - RG.pdf, adotar o padrão a todos os documentos que serão anexados):

- Documento de identidade (Frente em arquivo PDF e verso em arquivo PDF)

- Certificado de Conclusão de Ensino Médio ou Certificado de Conclusão de Ensino Superior na área de tecnologia da informação ou Declaração da universidade de que está fazendo curso superior na área de tecnologia da informação e/ou certificado de conclusão de curso técnico na área de tecnologia da informação (Frente em arquivo PDF e verso em arquivo PDF)

- Formulário de Pré-Inscrição preenchido na íntegra (Link Google Formulários), para preenchimento é obrigatório o candidato ter conta Google ou GMail - site externo

 

Para certificação: Nota igual ou superior a 5.0 em cada atividade avaliativa + Média total do curso ser igual ou superior a 7.0 + Preenchimento do formulário de avaliação de evento de capacitação à distância que se encontrará no último tópico do curso.

 

Conteudistas: Professor Anderson de Oliveira Vallejo e Jorge Fiore de Oliveira Junior.

Tutor: sem tutoria

 

Breve currículo: 

Anderson de Oliveira Vallejo - Professor de Informática (Dedicação Exclusiva - 40 horas) do Instituto Benjamin Constant - Rio de Janeiro. Possui Pós-Graduação (Especialização) em Engenharia de Sistemas de Computação - UFRJ. Graduado em Tecnológo em Processamento de Dados - Faculdades Integradas Helio Alonso (FACHA) - RJ (1997). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação e Administração em Banco de Dados. Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Atua na área de programação Java, Banco de Dados e Engenharia de Software.

 

Jorge Fiore de Oliveira Junior - Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Formado em Técnico em Processamento de Dados pelo Colégio Pedro II. Integrante do grupo de especialistas em acessibilidade na web do W3C Brasil. Participou na edição do E-MAG 3.0 (Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico Brasileiro). Suporte técnico especializado do Braille Fácil 4.0. Integrante do Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade da UNIRIO, possui trabalhos publicados na web na área de acessibilidade e usabilidade web. Jurado das edições do ano de 2013, 2014 e 2016 do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web (Todos@Web) organizado pelo W3C Brasil. Servidor Público Federal no cargo de assistente em administração no Instituto Benjamin Constant (IBC) – Rio de Janeiro, desde 2004. Integrante da Comissão de Acessibilidade do IBC.


Programa:

  • Conceituação de tecnologias assistivas, design universal e acessibilidade na web
  • Legislação na área de acessibilidade na web
  • Diretrizes de acessibilidade na web (WCAG (internacional) e E-MAG (nacional))
  • Introdução a Programas Leitores de Tela: NVDA, Talkback e Voiceover
  • Noção sobre WEBVOX (navegador web do sistema interativo DOSVOX)
  • Introdução à Ampliadores de textos: Lupa do Windows, MAGic e ZoomIT
  • Validadores automáticos de acessibilidade na web
  • Técnicas para criação de sites acessíveis usando HTML e CSS
  • Técnicas para criação de documentos digitais acessíveis

 

Estratégia: vídeo, textos de apoio e complementares.

Metodologia: atividades teóricas.


Avaliações: atividades avaliativas durante o desenvolvimento do curso.

 

Bibliografia:


1. SONZA, Andréa Poletto et al (Org.) A Acessibilidade e Tecnologia Assistiva: pensando a Inclusão Sociodigital de PNEs. Bento Gonçalves: Instituto Federal do Rio Grande do Sul, 2004.


2. Orientações para Criação de Documentos Acessíveis no Microsoft Word do Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO): http://nau.uniriotec.br/images/pdf/guia/v2-guiaWord.pdf

Outras informações:


Contatos da CEaD:
Telefone: (0XX21) 3478-4435
Fax: (0XX21) 3478-4454
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.