ir para o conteúdo

Em fundo branco um círculo azul com a sigla CEaD e em cada lado um gancho em azul, entre os ganchos está escrito em azul Coordenação de Educação a Distância

Converse com a Coordenação de Educação a Distância através de chat (site externo)

Download da lista de matriculados - arquivo pdf - 118 kbytes

 

Download da lista de pré-inscritos - arquivo pdf - 120 kbytes

 

Público:Profissionais com Ensino Superior que atendam ou venham a atender pessoas com deficiência visual, com prioridade para formados em licenciatura (qualquer disciplina) ou pedagogia

 
Ementa: Dosvox: Edivox, Webvox, Googlevox, Voxtube, Jogavox; Leitores de tela; criação de documentos acessíveis; Recursos do Windows; Navegadores de internet: Google Chrome, Mozilla Firefox; Recursos para Baixa Visão; Softwares: Monet; Braille Fácil; Prancha Fácil; Aplicativos para dispositivos móveis; Ferramentas do Google; Ferramentas para docentes: bases de dados acadêmicos; gerenciador de referências; ferramentas do Word.


Carga horária total: 9 módulos de 20 horas, totalizando 180 horas.

Pré-requisito: Ensino superior completo; conhecimentos básicos de Informática: Windows, Word, Excel e Internet; acesso à internet; conta no Gmail e possuir smartphone.

Nº de vagas: 90 (em virtude da grande demanda)

 

Período de pré-inscrição: de 11/03/2019 a 29/03/2019 (Inscrições encerradas).

Data de divulgação dos pré-inscritos: 08/04/2019.

Período de confirmação dos pré-inscritos:09/04/2019 a 12/04/2019

Data de divulgação dos matriculados para realização do curso:  26/04/2019.

Período do curso: de 06/05/2019 a 30/11/2019, com recesso entre 15/07/2019 e 04/08/2019.

LEITURA OBRIGATÓRIA: Orientações para pré-inscrição e outras informações importantes.

Documentos obrigatórios:

- Ficha de Pré-Inscrição preenchida na íntegra - download da ficha de pré-inscrição - arquivo docx - 62 kbytes

- Documento de identidade;

- Certificado de conclusão de graduação em qualquer área, haverá prioridade para licenciatura (qualquer área) ou pedagogia.


Para certificação: Média igual ou superior a 7.0 na soma de todas as atividades avaliativas + preenchimento do formulário de avaliação de capacitação à distância que se encontrará no último tópico do curso
.


Professoras:Bianca Della Líbera e Vanessa França da Silva.

Tutoras: Bianca Della Líbera, Vanessa França da Silva e Thalita Helena Nilander Lima.

 

Breve currículo:

Bianca Della Líbera - Professora de Informática Educativa do Instituto Benjamin Constant, formada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com aperfeiçoamento em Mídias na Educação pelo projeto e-ProInfo, mestre e doutora em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz.

 

Vanessa França da Silva - Professora de Informática Educativa do Instituto Benjamin Constant, formada em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especialista em Educação Básica pelo Colégio Pedro II, com extensão em Informática aplicada à Educação, e Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela Unicarioca.

 

Thalita Helena Nilander Lima - Pós-graduada em Letramento e Surdez pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos/ Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (2011) e em Metodologia da Educação Superior pela Universidade do Estado do Pará (2004). Possui formação em Deficiência Visual pelo Instituto Benjamin Constant (2005). É graduada em Pedagogia com Habilitação em Educação Especial pela Universidade do Estado do Pará (2002). Atuou como coordenadora e capacitadora em programas de Educação de Jovens e Adultos pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Pará (2002 a 2005), ministrou cursos na área da Educação Especial e Inclusiva pelo SENAC Rio (2007 a 2009) e em Educação Infantil pelo Instituto Benjamin Constant (2011/2012). Atualmente é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant e integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Surdocegueira -GPESC/IBC.

 


Programa:

  • Introdução ao Dosvox
  • Edivox e ferramentas de acesso à rede (Webvox, Googlevox e Voxtube)
  • Jogavox (jogos existentes e edição de jogos)
  • Leitores de tela e criação de documentos acessíveis
  • Recursos do Windows e dos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox
  • Recursos para Baixa Visão (configurações do computador, dos smartphones e softwares específicos)
  • Softwares de tecnologia assistiva (Monet, Braille Fácil, Prancha Fácil)
  • Aplicativos para dispositivos móveis
  • Ferramentas digitais para docentes (Ferramentas do Google, bases de dados acadêmicos, gerenciador de referências, ferramentas do Word)

Estratégia: leitura de textos; atividades na plataforma; trabalho com os programas e aplicativos indicados em cada módulo.

Metodologia: atividades teóricas e práticas utilizando os programas e aplicativos indicados em cada módulo.

Avaliações: atividades de conclusão de cada módulo (incluindo, mas não se limitando a: quiz, webquest, planejamento de atividades, criação de jogos, vídeos e áudios).

Bibliografia:

BERSCH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva. 2013. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf. Acesso em 07 abr 2015.

COUTINHO, C. P. TPACK : em busca de um referencial teórico para a formação de professores em tecnologia educativa. Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância, v. 2, n. 4, p. 1–18, 2011. Disponível em: http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=view&path[]=197&path[]=193. Acesso em 26 nov 2014.

DELLA LÍBERA, BIANCA; JURBERG, CLAUDIA . Teenagers with visual impairment and new media: A world without barriers. British Journal of Visual Impairment, v. 35, n.3, p. 247-256, 2017. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0264619617711732. Acesso em 07 fev 2018.

DELLA LÍBERA, B.; SILVA, V. F. . Relato de experiência: o Dosvox no Ensino Fundamental do Instituto Benjamin Constant. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 17, p. 1, 2017. Disponível em: http://educacaopublica.cederj.edu.br/revista/artigos/relato-de-experiencia-o-dosvox-no-ensino-fundamental-do-instituto-benjamin-constant. Acesso em 07 fev 2018

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. What Is Technological Pedagogical Content Knowledge? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n. 1, p. 60–70, 2009. Disponível em: http://www.citejournal.org/articles/v9i1general1.pdf. Acesso em 27 ago 2014.

NASCIMENTO, João Kerginaldo Firmino Do. Informática aplicada à educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/infor_aplic_educ.pdf. Acesso em 27 ago 2015.

VALENTE, J. A. (ORG). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999. Disponível em: http://www.fe.unb.br/catedraunescoead/areas/menu/publicacoes/livros-de-interesse-na-area-de-tics-na-educacao/o-computador-na-sociedade-do-conhecimento. Acesso em 15 jan 2014.

 Outras informações:


Contatos da CEaD:
Telefone: (0XX21) 3478-4435
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.