ir para o conteúdo

Em fundo branco um círculo azul com a sigla CEaD e em cada lado um gancho em azul, entre os ganchos está escrito em azul Coordenação de Educação a Distância

Converse com a Coordenação de Educação a Distância através de chat (site externo)

Download da lista de inscritos para realização do curso - arquivo pdf - 398 kbytes

 

Público:  Profissionais que atendam ou venham atender pessoas com deficiência visual

 
Ementa: Deficiência visual: conceituações legais, médicas e educacionais; apresentação de programas de informática na área da deficiência visual; utilização dos leitores de tela e ampliadores de tela para computadores e ambientes móveis; digitalizadores de textos; apresentação de periféricos para pessoas com baixa visão.


Carga horária total: 40 horas/aula (mínimo de dedicação de 5 horas semanais).

 

O curso é totalmente a distância e gratuito.

 

Pré-requisito: Ensino Médio completo ou ensino superior (completo ou em andamento) e conhecimentos básicos de Informática: Windows, Word, Excel e Internet.

 

Nº de vagas: 60

Sem prejuízo ao número de vagas oferecido ao público em geral, serão oferecidas dez vagas para os servidores do quadro permanente do Instituto Benjamin Constant. Os servidores deverão anexar, além da documentação listada, cópia do contracheque ou de outro documento oficial de comprovação de vínculo em formato pdf. O preenchimento das vagas para servidores também obedecerá o critério de ordem de chegada dos formulários de inscrição preenchidos na íntegra e com a documentação correta e legível anexada no preenchimento do formulário de inscrição.

Período de inscrição: de 24/08/2020 (a partir das 8 horas da manhã) a 04/09/2020 (termina às 11 horas e 59 minutos da noite)(Inscrições encerradas).

Data de divulgação dos inscritos para realização do curso:  25/09/2020.

Período do curso: de 27/10/2020 a 07/12/2020.

LEITURA OBRIGATÓRIA: Orientações para inscrição e outras informações importantes.

 

Documentos obrigatórios (Os arquivos deverão ser nomeados da seguinte forma: Primeiro Nome e Sobrenome  - Tipo de Documento, por exemplo: Jonas Silva - RG.pdf, adotar o padrão a todos os documentos que serão anexados):

- Documento de identidade (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF)

- Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF) ou certificado de conclusão de graduação (bacharelado ou licenciatura em qualquer área) ou declaração da instituição de ensino de que é aluno regularmente matriculado em curso superior. Será aceito ainda certificado de conclusão de curso de Formação de Professores (Antigo curso Normal) (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF)

- Formulário de Inscrição preenchido na íntegra (Link Google Formulários), para preenchimento é obrigatório o candidato ter conta Google ou GMail - site externo


Para certificação: Nota igual ou superior a 5.0 em cada atividade avaliativa + Média total do curso ser igual ou superior a 7.0.


Professor: Anderson de Oliveira Vallejo.

Tutor: sem tutoria

 

Breve currículo: 

Anderson de Oliveira Vallejo - Professor de Informática (Dedicação Exclusiva - 40 horas) do Instituto Benjamin Constant - Rio de Janeiro. Possui Pós-Graduação (Especialização) em Engenharia de Sistemas de Computação - UFRJ. Graduado em Tecnológo em Processamento de Dados - Faculdades Integradas Helio Alonso (FACHA) - RJ (1997). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação e Administração em Banco de Dados. Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Atua na área de programação Java, Banco de Dados e Engenharia de Software.


Programa: 

  • Conceituação de deficiência visual
  • Recursos do Windows para melhor visualização de tela.
  • Software ampliador de tela – LUPA (Windows)
  • Ambiente interativo – Dosvox
  • Programa leitor de tela para computador: NVDA
  • Noções de digitalização de texto
  • Programas leitores de tela para ambiente móvel: Talkback e VoiceOver
  • Noções de digitalização de texto
  • Periféricos para pessoas com baixa visão

 

Estratégia: trabalho individualizado –  leituras de textos  e atividades da plataforma.

Metodologia: atividades teóricas.


Avaliações: atividades avaliativas durante o desenvolvimento do curso.

 

Bibliografia:


1. SONZA, Andréa Poletto et al (Org.) A Acessibilidade e Tecnologia Assistiva: pensando a Inclusão Sociodigital de PNEs. Bento Gonçalves: Instituto Federal do Rio Grande do Sul, 2004.

Outras informações:


Contatos da CEaD:
Telefone: (0XX21) 3478-4435
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.