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Em fundo branco um círculo azul com a sigla CEaD e em cada lado um gancho em azul, entre os ganchos está escrito em azul Coordenação de Ensino a Distância

Áudio explicativo sobre o curso (duração de 2 minutos e 48 segundos - site externo).

Transcrição textual do áudio explicativo do curso - arquivo pdf - 28 kbytes.

Público:  Profissionais que atendam ou venham atender pessoas com deficiência visual e tenham interesse em saber como criar ou tornar seu documento digital acessível para as pessoas com deficiência visual

 
Ementa: Apresentação de programas de tecnologias assistivas tais como leitores de tela e ampliadores de textos e aplicação de técnicas de acessibilidade na criação de documentos digitais que possam ser acessados por pessoa com deficiência visual.

 
Objetivo: Aprender a utilização básica dos programas de tecnologias assistivas tais como leitores de tela e ampliadores de textos e as técnicas para criação de documentos digitais que possam ser acessados por pessoa com deficiência visual.


Carga horária total: 40 horas/aula (mínimo de dedicação de 5 horas semanais).

 

O curso é totalmente a distância e gratuito.

 

Pré-requisito: Ensino Médio completo ou ensino superior (completo ou em andamento) e conhecimentos básicos de Informática: Windows, Word, Excel, Powerpoint, Openoffice e Internet.

 

Nº de vagas: 60

 

Período de inscrição: de 24/08/2020 (a partir das 8 horas da manhã) a 04/09/2020 (termina às 11 horas e 59 minutos da noite).

Data de divulgação dos inscritos para realização do curso:  25/09/2020.

Período do curso: de 27/10/2020 a 14/12/2020.

LEITURA OBRIGATÓRIA: Orientações para inscrição e outras informações importantes.

 

Documentos obrigatórios (Os arquivos deverão ser nomeados da seguinte forma: Primeiro Nome e Sobrenome  - Tipo de Documento, por exemplo: Jonas Silva - RG.pdf, adotar o padrão a todos os documentos que serão anexados):

- Documento de identidade (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF)

- Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF) ou certificado de conclusão de graduação (bacharelado ou licenciatura em qualquer área) ou declaração da instituição de ensino de que é aluno regularmente matriculado em curso superior. Será aceito ainda certificado de conclusão de curso de Formação de Professores (Antigo curso Normal) (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF)

- Formulário de Pré-Inscrição preenchido na íntegra (Link Google Formulários), para preenchimento é obrigatório o candidato ter conta Google ou GMail - site externo


Para certificação: Nota igual ou superior a 5.0 em cada atividade avaliativa + Média total do curso ser igual ou superior a 7.0.


Conteudista e tutor: Jorge Fiore de Oliveira Junior.

 

Breve currículo: 

Jorge Fiore de Oliveira Junior - Servidor Público Federal no cargo de Assistente em Administração do Instituto Benjamin Constant (IBC) desde 2004. Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante do grupo de especialistas em acessibilidade na web do W3C Brasil. Participou na edição do E-MAG 3.0 (Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico Brasileiro). Jurado das edições do ano de 2013, 2014 e 2016 do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web (Todos@Web) organizado pelo W3C Brasil. Integrante do Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade da UNIRIO, possui trabalhos publicados na web na área de acessibilidade e usabilidade web. Integrante da Comissão de Acessibilidade do IBC. Conteudista do curso a distância do IBC em Acessibilidade para Web e Documentos Digitais (2018 e 2019).


Programa: 

  • Conceituação de tecnologias assistivas e design universal
  • Legislação na área de acessibilidade digital
  • Introdução a Programas Leitores de Tela: NVDA, Talkback e Voiceover
  • Ambiente interativo – Dosvox
  • Introdução à Ampliadores de textos: Lupa do Windows, MAGic e ZoomIT
  • Definição de idioma em documento digital
  • Formatação de texto na perspectiva da acessibilidade em documento digital
  • Criação de Listas em documento digital
  • Recomendações de acessibilidade na criação de tabelas
  • Legenda e texto alternativo em imagens
  • Recomendação com relação a uso de cor em documento digital

 

Estratégia: trabalho individualizado –  leituras de textos  e atividades da plataforma.

Metodologia: atividades teóricas.


Avaliações: atividades avaliativas durante o desenvolvimento do curso.

 

Bibliografia:


1. SONZA, Andréa Poletto et al (Org.) Acessibilidade e Tecnologia Assistiva: pensando a Inclusão Sociodigital de PNEs. Bento Gonçalves: Instituto Federal do Rio Grande do Sul, 2004.


2. Orientações para Criação de Documentos Acessíveis no Microsoft Word do Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO): http://nau.uniriotec.br/images/pdf/guia/v2-guiaWord.pdf

 

Outras informações:


Contatos da CEaD:
Telefone: (0XX21) 3478-4435
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.