ir para o conteúdo

Em fundo branco um círculo azul com a sigla CEaD e em cada lado um gancho em azul, entre os ganchos está escrito em azul Coordenação de Educação a Distância

Converse com a Coordenação de Educação a Distância através de chat (site externo)

Download da lista de inscritos para realização da oficina - arquivo pdf - 396 kbytes

 

Áudio explicativo sobre a oficina (duração de 2 minutos e 41 segundos - site externo).

Transcrição textual do áudio explicativo da oficina - arquivo pdf - 28 kbytes.

Público:  Pessoas com interesse na área de editoração de textos em braille

 
Ementa: Tarefas de elaboração de gráficos táteis com o uso do software MONET.

 
Objetivo: Capacitar o participante a usar o software MONET.


Carga horária total: 16 horas/aula (mínimo de dedicação de 5 horas semanais).

 

A oficina é totalmente a distância e gratuita.

Pré-requisitos: Ensino médio completo ou ensino superior (completo ou em andamento), conhecimento básico do Sistema Braille; conhecimento básico de informática; Utilizar como forma de comunicação escrita o sistema de leitura e escrita comum e ter computador ou notebook visto o software MONET precisar ser instalado e não funcionar em smartphones ou tablets.


Nº de vagas: 30

 

Período de inscrição: de 11/05/2020 (a partir das 8 horas da manhã) a 22/05/2020 (termina às 11 horas e 59 minutos da noite)(Inscrições encerradas)

Data de divulgação dos inscritos para realização da oficina: 05/06/2020.

Período da oficina: de 23/06/2020 a 13/07/2020.

LEITURA OBRIGATÓRIA: Orientações para inscrição e outras informações importantes.

 

Documentos obrigatórios (Os arquivos deverão ser nomeados da seguinte forma: Primeiro Nome e Sobrenome - Tipo de Documento, por exemplo o documento de identidade o arquivo ficará: Jonas Silva - RG.pdf, adotar o padrão a todos os documentos que serão anexados):

- Documento de identidade (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF)

- Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF) ou certificado de conclusão de graduação (bacharelado ou licenciatura em qualquer área) ou declaração da instituição de ensino de que é aluno regularmente matriculado em curso superior. Será aceito ainda certificado de conclusão de curso de Formação de Professores (Antigo curso Normal) (Frente e verso obrigatórios no mesmo arquivo PDF)

- Formulário de Pré-Inscrição preenchido na íntegra (Link Google Formulários), para preenchimento é obrigatório o candidato ter conta Google ou GMail - site externo


Para certificação: Nota igual ou superior a 5.0 em cada atividade avaliativa + Média total da oficina ser igual ou superior a 7.0.


Professor: Thiago Ribeiro Duarte.

Tutor: Professora Bianca Della Líbera

 

Breve currículo: 

Thiago Ribeiro Duarte - Graduado em Educação Artística (2004) e especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2012) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), possuindo diversos cursos na área de deficiência visual, como: Braille (2003); Adaptação de Textos e Livros para Transcrição no Sistema Braille (2005); Capacitação de Profissionais para Produção de Textos em Braille (2006); Curso de Transcrição e Impressão de Textos em Braille (2006). Atuou como transcritor Braille no IBC entre 2003 e 2006, atuou também como designer na adaptação de livros didáticos no PNLD de 2009 a 2012. Atuou como consultor Braille na OSCIP Acessibilidade Brasil, como Consultor especialista para adaptação de materiais técnico-didáticos em formato acessível, a serem distribuídos nos Sistemas de Ensino (Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Tecnologia – OEI). Autor do artigo “Construção de Métodos para Criação de Gráficos Acessíveis a Pessoas com Deficiência Visual: Utilizando o Monet”, publicado no livro “Práticas Pedagógicas no Cotidiano Escolar: desafios e diversidade” (2014). Atualmente é professor de Braille do Instituto Benjamin Constant.

 

Programa: 


Desenhos computadorizados em forma tátil: Programa MONET

  1. Conhecendo o programa
    1. Formato
    2. Visualização
  2. Desenhando com Monet


Metodologia: Pequena apresentação do programa, videos e exercícios práticos a serem realizados em computador/notebook a ser providenciado pelo cursista.

Avaliações: Cinco tarefas obrigatórias a serem realizadas pelo cursista e entregues via ambiente virtual de aprendizagem.

 

Bibliografia:


Barbosa, P. M., Borges, J. A., Jansen, L. R., Lyrio, S. B – DESENVOX – Computer tools to teach basic geometry and drawing for visually impaired students in Brazil – International Congress on Mathematical Education – Monterrey, Mexico – Jul/2008

Borges, J. A - Dosvox – um novo acesso dos cegos à cultura e ao trabalho – Revista Benjamin Constant – IBCENTRO/MEC - n° 3 – maio de 1996

_________ e Chagas Jr., G.J.F. - Impressão Braille no Brasil: o papel do Braivox, Braille Fácil e Pintor Braille - Anais do I Simpósio Brasileiro sobre Sistema Braille - Salvador - Setembro/2001

_________ e Jensen, L.R.- Cegos e Computador: Uma Interação que Explora o Potencial do Desenho - Anais do SEMENGE'99 - Universidade Federal Fluminense - Niterói – 1999 BRASIL. Ministério da Educação. Grafia Braille para a Língua Portuguesa / Secretaria de Educação Especial − Brasília: MEC; SEESP, 2002.

_________ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

_________ Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria de Educação Especial - MEC/SEESP, 2001.

_________ Normas Técnicas para a produção de textos em Braille/Secretaria de Educação Especial. − Brasília: MEC; SEESP, 2002 70 p.

JESUS, Amélia P. de; ALMEIDA, Ana Maria de; FERREIRA, Elise de M. B.; MONTEIRO, Margarida A.; DALMOLIN, Maristela; CHIMENTI, Regina M. F. e ALJAN, Valéria R. C. Sugestões de Adaptação de Textos e Livros Didáticos em Braille. Instituto Benjamin Constant, Rio de Janeiro: 2005.

Outras informações:


Contatos da CEaD:
Telefone: (0XX21) 3478-4435
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.